Dia D das Matrículas Seduc mobiliza Teresina e Regionais no Interior

Piaui

19.01.2024

As equipes da Secretaria de Estado da Educação Seduc (Seduc) diversificaram as estratégias para atrair os estudantes, pais e responsáveis no Dia D de matrícula para as 640 escolas da rede estadual de ensino, na última sexta-feira (19).

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve nos pontos do Dia D de matrícula instalados na capital para oportunizar a matrícula para novos alunos na rede estadual. No primeiro ponto de visitação, na Praça Rio Branco, Bandeira afirmou que "a Seduc vai onde os estudantes, familiares e responsáveis estão para facilitar o processo de matrícula, que neste ano é um processo digital. O Dia D das matrículas Seduc é uma ação especial que está ocorrendo em 18 municípios do Piauí. Nossas equipes vão às praças públicas para atender e acompanhar o público durante o processo de matrícula e, assim, superar mais de 200 mil matrículas efetivadas”.

Seguindo com as visitas, o secretário Washington Bandeira se deslocou para a praça dos Correios, no Dirceu II, e interagiu com os interessados em se matricular nas escolas Seduc. Na sequência, a equipe se dirigiu para o CSU do Parque Piauí, onde escolas da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE) montaram estandes para se apresentar à comunidade. Além disso, os técnicos da 19ª GRE montaram uma central de matrículas em uma das salas do espaço para receber os matriculandos.

" A 19ª GRE montou no CSU do Parque Piauí toda uma estrutura para atender os estudantes e os familiares durante o processo de matrícula digital. Foi montada uma central climatizada com computadores para realizar todo o passo a passo da matrícula digital para as nossas escolas que estão com uma série de novidades neste ano de 2024.”

Além das GREs de Teresina, as Gerências Regionais de Educação do interior do estado também organizaram postos para orientação sobre como realizar a matrícula por meio do aplicativo Gov.pi Cidadão ou pelo https://www.seduc.pi.gov.br/matricula/.

Mobilização no interior

Jogos interativos, bandas de fanfarra das escolas, apresentações de música e dança foram algumas das estratégias adotadas pelas equipes nas praças para a efetivação da matrícula ou orientação de acesso aos canais da Seduc.

Em Piripiri, 3ª GRE, o público que transitava pela Praça da Bandeira, no Centro de Piripiri, pôde efetivar sua matrícula no posto montado pela equipe da 3ª GRE. “O resultado foi positivo. Fizemos uma mobilização na praça com diretores, alunos, coordenadores e equipe da sede tendo brincadeira com toten, distribuição de agenda, bombons e saímos às ruas do centro da cidade com carro de som e distribuição de panfletos, folders das escolas. Iremos continuar a divulgação nas redes sociais”, destacou o gerente regional, Regiomar Meireles.

Em Campo Maior, a equipe da 5ª GRE realizou uma caminhada até a Praça Luiz Miranda, local com ponto de apoio, como destaca a Gerente Lucimary Medeiros. 

“Nossos alunos foram protagonistas no Dia D das Matrículas incentivando a comunidade com panfletagens e com ações gamificadas. Um dos atrativos para as Escolas Seduc está na ampliação da oferta do Tempo Integral, uma meta do nosso Governador Rafael Fonteles e do nosso Secretário da Educação Washington Bandeira, com cursos na área técnica com foco nas vocações locais”, disse.. 

Já em Demerval Lobão, um dos municípios jurisdicionados á 18ª GRE, a mobilização direcionou a matrícula para as 52 escolas da Regional.

“Contamos com a participação dos Técnicos da Gerência Regional para a sensibilização da população local e realização das matrículas nas estruturas montadas. Realizamos também busca ativa em mercados públicos e comércios locais e ruas, abordando a população e distribuindo panfletos com orientações sobre o processo de matrícula”, contou a gerente Lusia Queiroz.

As matrículas seguem abertas até o dia 26 de janeiro e os interessados devem acessar a plataforma Gov.Pi Cidadão. A inscrição deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis, em caso de menores de 18 anos, ou pelo próprio aluno maior de 18 anos. São necessários os dados cadastrais como: nome completo, número do CPF, data de nascimento e documento de identificação com foto.

São disponibilizadas vagas para o Ensino Médio nas modalidades de tempo integral associado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos (EJA).