Dia do Estudante: Aprendizado e diversão marcam gincana ambiental na Erem Maria do Céu Bandeira

Pernambuco

15.08.2025

Em celebração ao Dia do Estudante, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Maria do Céu Bandeira, localizada no distrito de Bonança, em Bonito, promoveu, nesta segunda-feira (11), a 2ª edição da Gincana Ambiental. Idealizado pelos próprios estudantes, o projeto tem caráter educativo e ambiental, com o objetivo de arrecadar sucata eletrônica para reaproveitamento. Nesta edição, os jovens conseguiram reunir cerca de sete toneladas de equipamentos eletrônicos reutilizáveis.

O evento contou com uma palestra sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos, ministrada pelo gerente de sustentabilidade rural da cidade de Moreno, Wykyson Manoel, além de roda de diálogos, jogos matemáticos sustentáveis e um quiz de perguntas e respostas sobre a temática ambiental, com distribuição de brindes.

Foram arrecadados materiais na comunidade, como ventilador, geladeira, máquina de lavar, televisão, liquidificador, air freyer, entre outros. A empresa Recicle será a responsável por reciclar o material, que retornará à escola em forma de notebooks remanufaturados. No ano passado, foram arrecadadas mais de seis toneladas, resultando na entrega de dez notebooks. Em média, cada tonelada coletada equivale a dois notebooks.

A estudante Maria Beatriz destacou a importância de transformar a reciclagem em algo positivo. “Eu acredito que, ao observar essa ação, os estudantes vão levar esse aprendizado para o resto da vida e aplicar no seu dia a dia. Além disso, é possível criar jogos com materiais recicláveis, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e divertido para aprender”, afirmou.

O gestor da escola, Rafael Máximo, comemorou o resultado do evento. “A gente fica muito feliz porque toda a escola se envolveu nessa grande ação estudantil e ecológica. Nossa proposta é fazer com que os estudantes e a comunidade interajam, contribuindo pedagogicamente para o reaproveitamento e a reciclagem de materiais eletrônicos, destinando-os para um fim que gere retorno positivo para a escola”, destacou.