Dia do Livro Didático: RN conta com mais de 3,5 milhões de livros distribuídos

Rio Grande do Norte

27.02.2024

O livro didático é um recurso essencial para a educação de milhares de potiguares. Eles não são apenas instrumentos de aprendizado, mas alicerces sobre os quais o conhecimento é construído nas salas de aula. No Dia Nacional do Livro Didático, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer celebra os números do ciclo atual dos livros didáticos, que representam mais de 3,5 milhões de exemplares distribuídos para todos os estudantes da rede pública de ensino. 

Desde os primeiros anos escolares até o ensino médio, os livros didáticos desempenham um papel essencial no processo educacional. Eles fornecem um roteiro claro do currículo, oferecendo uma estrutura organizada para os estudantes acompanharem seu progresso e explorarem novos conceitos. Além disso, os livros didáticos são uma fonte confiável de informação, cuidadosamente revisados e alinhados com os padrões educacionais.

“À medida que comemoramos o Dia do Livro Didático, é essencial reconhecer o valor inestimável desses recursos na educação. Eles não são apenas livros, são portais para o conhecimento, oportunidades para crescimento no presente, partindo do chão da sala de aula, e ferramentas para a construção de um futuro melhor. Que continuemos a valorizar e investir nos livros didáticos, garantindo que cada estudante tenha a oportunidade de aprender, crescer e alcançar todo o seu potencial”, destaca a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Para que as escolas façam a escolha do livro, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) por meio do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB), presta assessoria e realiza o acompanhamento de todas as fases da adoção dos títulos, desde a escolha ao roteiro de entrega.

“Em um mundo onde a disparidade de recursos é uma realidade, os livros didáticos garantem que todos os estudantes tenham acesso ao mesmo conteúdo educacional, independentemente de sua origem socioeconômica”, frisa Délia Barbosa, coordenadora do NULLB da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). 

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), executa o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita às escolas públicas de educação  básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

De acordo com os dados fornecidos pelo FNDE, no ciclo didático de 2022, que tem validade de quatro anos, o RN recebeu R$ 31,6 milhões para realizar a distribuição gratuita dos livros a um universo de 933 mil estudantes, que representa as redes municipais e estadual de educação. 

Para as escolas, os livros didáticos são ferramentas essenciais na elaboração de planos de aula e na condução de atividades educacionais. Eles servem como guias para os professores, fornecendo recursos e estratégias para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Além disso, os livros didáticos são aliados valiosos na preparação para exames e avaliações, ajudando os alunos a alcançarem seu pleno potencial acadêmico.