Dia Estadual da Promoção da Igualdade Racial é celebrado em escola de Colatina

Secretaria de Estado da Educação do ES

14.05.2019

Em comemoração ao Dia Estadual da Promoção da Igualdade Racial, celebrado nessa segunda-feira (13), a Escola Geraldo Vargas Nogueira, em Colatina, promoveu ações educativas com o objetivo de despertar o senso crítico sobre o tema nos estudantes. Foram realizadas exibição de documentários, produção e leitura de textos, construção de murais informativos, produção de slogan e exposição de fotografias, com o tema ‘O Modelo Humano’.

A professora e coordenadora da área de Ciências Humanas e suas tecnologias, Lucineia Sant’Ana, disse que trabalhar a igualdade racial vai muito além do que se encontra nos livros didáticos. “Precisamos desenvolver um trabalho com a seriedade com o qual o tema requer, para que nossos alunos possam se tornar cidadãos respeitosos e tolerantes às diversas etnias que constituem nosso País”, destacou.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Damaris Fernandes Lovo, disse que o trabalho foi um bem necessário. “Ainda nos deparamos com pessoas que fazem o uso de julgamento de juízo de forma desrespeitosa. A escola é o local onde esses temas devem ser discutidos, para que possamos ter pessoas mais esclarecidas e que possam contribuir para um país verdadeiramente de todos”, afirmou.

O projeto foi realizado juntamente com as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte, e teve como ápice a apresentação da peça teatral “Pretinho Meu Boneco Querido”, que foi uma adaptação ao um clássico literário da autora Maria Cristina Furtado.

“É gratificante poder perceber a capacidade do aluno em expressar, por meio da arte cênica, o tema proposto, considerando que, por meio do teatro, o aluno amplia suas habilidades cognitivas e passa uma mensagem com significância para os expectadores”, disse a professora Giovana Maria Santana, responsável pela peça teatral.

O diretor Marcello Morello acompanhou todas as ações e relatou que projetos assim reforçam a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. “Esses conjuntos de saberes fazem parte do currículo às vezes oculto nas escolas, mas que é desvelado com essas práticas pedagógicas. Todo projeto, quando bem idealizado, visa transformar as maneiras de conceber fatos que foram construídos, e, como consequência, oferecem oportunidade para o processo de desconstrução de conceito e nova reformulação, impactando, assim, na formação do ser humano”, disse.

Texto: Soraia Camata