Dia Mundial da Água e da Síndrome de Down são celebrados em Escola Estadual de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

26.03.2024

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Água Boa, em Dourados, realizou na semana passada duas ações pedagógicas inclusivas, trata-se das comeorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, no dia 21 de março e do Dia Mundial da Água, no dia 22 de março.

Dia da Síndrome de Down

A unidade escolar demonstrou na data especial (21), que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, seu compromisso com a inclusão dos alunos da educação especial por uma iniciativa calorosa e significativa. Foi organizada recepção na entrada da escola, onde os alunos foram acolhidos com carinho pelos professores da educação especial, portando cartazes elaborados pelos próprios estudantes que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais.


O momento contou com a participação não apenas dos educadores, mas também da coordenação escolar, criando um ambiente de apoio e celebração. Ao adentrar sua sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de homenagear um colega muito especial, Rafael, com uma calorosa salva de palmas, demonstrando o carinho e a valorização da diversidade presente na comunidade escolar.


Posteriormente, o professor Luciano Primo da Silva, responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais, conduziu Rafael para um momento de atendimento personalizado, onde encontrou seus amigos e recebeu o reconhecimento da coordenação e direção da escola. Nesse momento, a professora coordenadora de práticas inovadoras (PCPI) Vitória Nazareth da Silva, apresentou um vídeo contendo homenagens de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento de Rafael.


Para encerrar a manhã com chave de ouro, foi preparado um café da manhã, proporcionando aos estudantes um momento de confraternização e alegria, fortalecendo os laços de amizade e solidariedade na comunidade escolar. “Esta iniciativa não apenas celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, mas também reforçou o compromisso da escola com a inclusão e o respeito à diversidade, promovendo um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos os alunos”, menciona diretor Pascoalino Cornélia Angélico.

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, em celebração ao Dia Mundial da Água, nossa escola promoveu uma série de atividades para destacar a importância desse recurso vital para os estudantes.

O evento começou com um ciclo de palestras ministradas pela nutricionista Thaís Mulato, abordando o tema "A Relevância do Consumo de Água na Vida Humana". Durante essas palestras, a nutricionista incentivou os estudantes a refletirem sobre a importância de manter uma hidratação adequada.

 

Em seguida, a professora Helena conduziu uma dinâmica envolvendo suas turmas, que visava conscientizar os alunos sobre o impacto do desperdício de água. Na atividade, os alunos foram desafiados a montar um rosto utilizando elementos que representam a água, sem poder ver as escolhas que estavam fazendo. Essa dinâmica proporcionou uma reflexão sobre como a água é essencial em nossas vidas e como seu uso consciente é fundamental para a preservação desse recurso.

Para encerrar as atividades, as turmas realizaram apresentações de experimentos interdisciplinares envolvendo a água, que integraram conceitos das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. Essas demonstrações práticas não apenas destacaram a importância da água, mas também incentivaram os estudantes a explorarem seu potencial em diversas áreas do conhecimento.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar