Concurso do Dia Mundial da Ciência: vote pela internet

27.10.2011


Pela primeira vez, o Concurso do Dia Mundial da Ciência vai dar uma menção honrosa especial para o desenho que for mais votado na internet. Podem receber votos apenas os dez melhores desenhos, previamente selecionados pela comissão de avaliação. Mas atenção: mesmo que um desenho receba mais votos na internet e ganhe a menção honrosa, isso não significa que ele será o vencedor do concurso.


Vote aqui!




Anúncio dos vencedores


Os ganhadores do Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência serão conhecidos no dia 10/11. A premiação integra as atividades promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em celebração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.


O concurso foi aberto a alunos do Ensino Médio de todo Brasil e recebeu 440 desenhos e 120 trabalhos escritos, encaminhados por 22 estados. A comissão de avaliação do Prêmio selecionou os dez finalistas de cada categoria em setembro.


Eles ganharão uma coleção de livros de ciências, além de passagens aéreas e hospedagem gratuita a Brasília para participarem da cerimônia de premiação, que será realizada no Serviço Nacional de Aprendizarem Comercial (Senac), em Brasília, e audiência pública no Senado. Todos os estudantes serão acompanhados pelo professor orientador de cada obra. Além disso, o livro contendo os melhores trabalhos escritos e desenhos será lançado durante a cerimônia de premiação.


Durante as atividades de celebração do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, os estudantes saberão quem ganhou o 1º, 2º e 3º lugar nas duas categorias. Os três primeiros colocados e seus respectivos professores orientadores ganharão uma viagem nacional com todos os custos pagos para conhecer instituições de ensino e pesquisa no Brasil.


Confira quem são os finalistas


Desenho


Alexandra Silva Braga, 15 anos

1º ano do ensino médio

Cristina Costa Luz (professora-orientadora)

Escola Estadual Irmã Sá

Parintins, AM

 

Bianca Melissa Holanda dos Santos, 15 anos

1º ano do curso técnico em mineração integrado ao ensino médio

Emmanuele Maria Barbosa Andrade (professora-orientadora)

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amapá

Macapá, AP

 

Johnatan Souza da Silva, 16 anos

2º ano do ensino médio

Rodolfo de Oliveira Castro (professor-orientador)

Colégio Desafio

Goiânia, GO

 

Letícia Miranda Ferreira da Silva, 17 anos

3º ano do ensino médio

Aline Pires de Araújo (professora-orientadora)

Instituto Educacional Santa Terezinha

Bragança Paulista, SP

 

Louys Lene Martins da Silva, 16 anos

2º ano do ensino médio

Irany Silva de Souza (professora-orientadora)

Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco

João Pessoa, PB

 

Mariline Schab, 16 anos

2º ano do ensino médio

Juliane Nadal Dias Swiech (professora-orientadora)

Colégio Marista Pio XII

Ponta Grossa, PR

 

Maycon Douglas Silva Soares de Araújo, 16 anos

2º ano do ensino médio

Ângela Cristina Schempp Pires (professora-orientadora)

Escola Estadual Professor Valério Strang

Mogi Mirim, SP

 

Pedro Sávio Martins Rosa, 16 anos

1º ano do ensino médio

Luiz Claúdio Pinheiro Rodrigues (professor-orientador)

Instituto GAYLUSSAC

Niterói, RJ

 

Renan Maia dos Santos Pereira, 18 anos

4º ano do curso normal (ensino médio)

Bárbara da Silva Furtado (professora-orientadora)

Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha

Itaboraí, RJ

 

Ualesson Miguel de Melo, 16 anos

2º ano do ensino médio

Sólon Almeida Barretto (professor-orientador)

Escola de Educação Básica e Profissional Desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt - Fundação Bradesco

Irecê, BA

 

Trabalho escrito


O DESPERTAR DA QUÍMICA

Estudante: Ana Carolina Yamaguchi de Andrade, 16 anos,

estudante do 2º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Vilma da Silva Verona

Escola Estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça – Dracena, SP

 

CIÊNCIA: UMA EXPANSÃO FEMININA

Estudante: Ana Raquel Ferraz Rameiro, 16 anos, 2º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino

Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco - Recife, PE

 

O PAPEL DA QUÍMICA NO DESENVOLVIMENTO

Estudante: Bárbara Sakamoto Ligero, 14 anos, 1º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Maria Celeste de Souza

Colégio Guilherme Dumont Villares - São Paulo, SP

 

A QUÍMICA NA NOSSA MESA

Estudante: Ingryd Rodrigues dos Passos, 17 anos,

estudante do 2º ano do ensino médio

Professor-orientador: Roberto Fortunato Donato

Externato Santa Terezinha - Araraquara, SP

 

UM DIA IREI MUDAR O MUNDO

Estudante: Juliana da Silva Lavor, 18 anos,

estudante do 3º ano do ensino médio

Professor-orientador: Vagner Barbosa de Lima

Associação Educacional Professora Noronha – Dom Pedro, MA

 

QUÍMICA VERDE – O CAMINHO PARA O MUNDO MELHOR

Estudante: Juliana Wallner Werneck Mendes, 16 anos,

estudante do 2º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Maria de Fátima de Jesus Diniz Furriel

Colégio Doze de Outubro - São Paulo, SP

 

AS FACES DA QUÍMICA: OS PRIMEIROS PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Estudante: Lora Danna Pereira Sampaio, 16 anos,

estudante do 1º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Lúcia Regina Silva dos Santos

Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Manaus, AM

 

PEQUENO, MAS GRANDE SONHADOR

Estudante: Maíra Alves Barbosa da Silva, 16 anos,

estudante do 1º ano do ensino médio

Professor-orientador: Alexandre Barros Oliveira

Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Campinas, SP

 

PARA QUE TUDO ISSO?

Estudante: Matheus Marchiori dos Santos, 15 anos, 1º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Angela Cristina Schempp Pires

Colégio Objetivo - Mogi Guaçu, SP

 

QUÍMICA VERDE E SEUS BENEFÍCIOS NA SOCIEDADE ATUAL

Estudante: Natália Balbinott, 15 anos, estudante do 2º ano do ensino médio

Professora-orientadora: Roseli de Ré de Oliveira

Colégio Tiradentes da Brigada Militar - Passo Fundo, RS

 

Ascom/Consed

28/10/2011