Pela primeira vez, o Concurso do Dia Mundial da Ciência vai dar uma menção honrosa especial para o desenho que for mais votado na internet. Podem receber votos apenas os dez melhores desenhos, previamente selecionados pela comissão de avaliação. Mas atenção: mesmo que um desenho receba mais votos na internet e ganhe a menção honrosa, isso não significa que ele será o vencedor do concurso.
Anúncio dos vencedores
Os ganhadores do Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência serão conhecidos no dia 10/11. A premiação integra as atividades promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em celebração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
O concurso foi aberto a alunos do Ensino Médio de todo Brasil e recebeu 440 desenhos e 120 trabalhos escritos, encaminhados por 22 estados. A comissão de avaliação do Prêmio selecionou os dez finalistas de cada categoria em setembro.
Eles ganharão uma coleção de livros de ciências, além de passagens aéreas e hospedagem gratuita a Brasília para participarem da cerimônia de premiação, que será realizada no Serviço Nacional de Aprendizarem Comercial (Senac), em Brasília, e audiência pública no Senado. Todos os estudantes serão acompanhados pelo professor orientador de cada obra. Além disso, o livro contendo os melhores trabalhos escritos e desenhos será lançado durante a cerimônia de premiação.
Durante as atividades de celebração do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, os estudantes saberão quem ganhou o 1º, 2º e 3º lugar nas duas categorias. Os três primeiros colocados e seus respectivos professores orientadores ganharão uma viagem nacional com todos os custos pagos para conhecer instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
Confira quem são os finalistas
Desenho
Alexandra Silva Braga, 15 anos
1º ano do ensino médio
Cristina Costa Luz (professora-orientadora)
Escola Estadual Irmã Sá
Parintins, AM
Bianca Melissa Holanda dos Santos, 15 anos
1º ano do curso técnico em mineração integrado ao ensino médio
Emmanuele Maria Barbosa Andrade (professora-orientadora)
Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amapá
Macapá, AP
Johnatan Souza da Silva, 16 anos
2º ano do ensino médio
Rodolfo de Oliveira Castro (professor-orientador)
Colégio Desafio
Goiânia, GO
Letícia Miranda Ferreira da Silva, 17 anos
3º ano do ensino médio
Aline Pires de Araújo (professora-orientadora)
Instituto Educacional Santa Terezinha
Bragança Paulista, SP
Louys Lene Martins da Silva, 16 anos
2º ano do ensino médio
Irany Silva de Souza (professora-orientadora)
Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco
João Pessoa, PB
Mariline Schab, 16 anos
2º ano do ensino médio
Juliane Nadal Dias Swiech (professora-orientadora)
Colégio Marista Pio XII
Ponta Grossa, PR
Maycon Douglas Silva Soares de Araújo, 16 anos
2º ano do ensino médio
Ângela Cristina Schempp Pires (professora-orientadora)
Escola Estadual Professor Valério Strang
Mogi Mirim, SP
Pedro Sávio Martins Rosa, 16 anos
1º ano do ensino médio
Luiz Claúdio Pinheiro Rodrigues (professor-orientador)
Instituto GAYLUSSAC
Niterói, RJ
Renan Maia dos Santos Pereira, 18 anos
4º ano do curso normal (ensino médio)
Bárbara da Silva Furtado (professora-orientadora)
Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha
Itaboraí, RJ
Ualesson Miguel de Melo, 16 anos
2º ano do ensino médio
Sólon Almeida Barretto (professor-orientador)
Escola de Educação Básica e Profissional Desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt - Fundação Bradesco
Irecê, BA
Trabalho escrito
O DESPERTAR DA QUÍMICA
Estudante: Ana Carolina Yamaguchi de Andrade, 16 anos,
estudante do 2º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Vilma da Silva Verona
Escola Estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça – Dracena, SP
CIÊNCIA: UMA EXPANSÃO FEMININA
Estudante: Ana Raquel Ferraz Rameiro, 16 anos, 2º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco - Recife, PE
O PAPEL DA QUÍMICA NO DESENVOLVIMENTO
Estudante: Bárbara Sakamoto Ligero, 14 anos, 1º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Maria Celeste de Souza
Colégio Guilherme Dumont Villares - São Paulo, SP
A QUÍMICA NA NOSSA MESA
Estudante: Ingryd Rodrigues dos Passos, 17 anos,
estudante do 2º ano do ensino médio
Professor-orientador: Roberto Fortunato Donato
Externato Santa Terezinha - Araraquara, SP
UM DIA IREI MUDAR O MUNDO
Estudante: Juliana da Silva Lavor, 18 anos,
estudante do 3º ano do ensino médio
Professor-orientador: Vagner Barbosa de Lima
Associação Educacional Professora Noronha – Dom Pedro, MA
QUÍMICA VERDE – O CAMINHO PARA O MUNDO MELHOR
Estudante: Juliana Wallner Werneck Mendes, 16 anos,
estudante do 2º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Maria de Fátima de Jesus Diniz Furriel
Colégio Doze de Outubro - São Paulo, SP
AS FACES DA QUÍMICA: OS PRIMEIROS PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Estudante: Lora Danna Pereira Sampaio, 16 anos,
estudante do 1º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Lúcia Regina Silva dos Santos
Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Manaus, AM
PEQUENO, MAS GRANDE SONHADOR
Estudante: Maíra Alves Barbosa da Silva, 16 anos,
estudante do 1º ano do ensino médio
Professor-orientador: Alexandre Barros Oliveira
Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Campinas, SP
PARA QUE TUDO ISSO?
Estudante: Matheus Marchiori dos Santos, 15 anos, 1º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Angela Cristina Schempp Pires
Colégio Objetivo - Mogi Guaçu, SP
QUÍMICA VERDE E SEUS BENEFÍCIOS NA SOCIEDADE ATUAL
Estudante: Natália Balbinott, 15 anos, estudante do 2º ano do ensino médio
Professora-orientadora: Roseli de Ré de Oliveira
Colégio Tiradentes da Brigada Militar - Passo Fundo, RS
Ascom/Consed
28/10/2011