Amazonas
18.07.2025A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) e da Gerência de Formação Profissional (Gefor), realizou, nesta quinta-feira (17/07), o “Dia S do Saeb”, dando continuidade às ações de formação dos professores da rede estadual de ensino da capital com foco na preparação dos alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A programação especial contou com palestras simultâneas em três escolas da capital: no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, localizado na zona sul de Manaus, para docentes das Coordenadorias Distritais de Educação 1 e 2 (CDEs 1 e 2); na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, localizada na zona oeste de Manaus, para professores das CDEs 3 e 4; e no CETI Marcantônio Vilaça II, localizado na zona norte de Manaus, para professores das CDEs 5, 6 e 7.
“É um momento de nós trazermos a importância da avaliação do Saeb, do índice do Ideb, trazer e trabalhar algumas metodologias ativas com os nossos professores, para que eles possam desempenhar esse trabalho nas escolas”, destacou a professora formadora do Cepan, Simone Gonçalves.
O público alvo da formação são professores das áreas de Linguagens e Matemática que atendem turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, e professores das turmas da 3ª série do Ensino Médio. A formação abordou temas como a aplicação das provas e a avaliação dos resultados. De acordo com o professor formador Anísio Batista, o objetivo é apresentar propostas de melhorias pedagógicas.
“Temos o objetivo de trazer sugestões de atividades que os professores possam trabalhar com os alunos dentro da sala de aula para alcançar o êxito que eles almejam no planejamento, para fazer com que os alunos alcancem uma nota que possa elevar o índice do Ideb das suas escolas”, disse.
Formação com resultados
Participando de todo o ciclo de formação, o professor da Escola Estadual (EE) Marcio Nery, localizada no bairro São Francisco, zona sul de Manaus, Raimundo Nonato, disse que entender a estrutura da prova e as diretrizes cobradas pela avaliação faz toda a diferença no processo de preparação dos alunos.
“Eu acredito que essa formação vai fazer com que nós, professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio e Ensino Fundamental consigamos dar mais motivação para os nossos alunos, para que eles estudem com afinco e assim tenham um aprendizado significativo, e quando chegarem as avaliações externas, como o Saeb, eles vão ter um bom sucesso”, destacou.
Saeb
As avaliações do Saeb buscam traçar um diagnóstico da educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos estudantes. A prova será aplicada em escolas públicas e privadas, para alunos do Ensino Fundamental (5º e 9º ano) e 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Realizada a cada dois anos, a aplicação das provas está prevista para a primeira semana de outubro.
As notas de cada estado do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, são calculadas a partir das médias das notas dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas pelo Censo Escolar. O Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil.
TEXTO: Maria Eloá
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar