Dicionário Ilustrado de Sentimentos inspira estudantes na criação de verbetes

Ensino em Tempo Integral

23.08.2021

Campo Grande (MS) - Os estudantes do 6º ano A, da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, situada na região do Bairro Cruzeiro, em Campo Grande, mediados pela professora Fabiana Rocha, criaram verbetes para o Dicionário de Sentimentos. Unidade oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”.

A volta às aulas presenciais (em ensino híbrido) na escola teve como foco a abordagem socioemocional dos estudantes, com um olhar mais sensível aos estudantes após longa etapa em ensino remoto, não somente em Projeto de Vida. Todos os professores realizaram nos primeiros dias atividades de acolhida com um olhar para o socioemocional dos estudantes.

A atividade foi desenvolvida na aula de Projeto de Vida e teve inspiração o Dicionário Ilustrado de Sentimentos (livro infantil que faz parte do acervo da sala de leitura da escola). O livro é patrocinado pelas empresas Multilit, Michael Page e Nórdica Veículos S/A, e tem apoio do Hospital Pequeno Príncipe.

O livro "conta com uma ilustração para cada sentimento e elas se complementam em um fio condutor para que os pequenos leitores percebam como os sentimentos estão presentes no dia a dia. Assim cada verbete passa a ser também um momento de descoberta e observação. Estão presentes novas palavras ditas pelas crianças como 'bugado', 'jururu' e 'zoado', e novas interpretações para sentimentos como nada e alívio"

O Projeto de Vida possibilita a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas para aprimorar a aprendizagem dos estudantes do século XXI, favorecendo o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas, que promovem o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS