Direção do Conselho Estadual de Educação é empossada

Goiás

03.12.2021

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, representou o governador Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (2/11), na cerimônia de posse da direção colegiada do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO). O evento, realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contou a participação do presidente reeleito do CEE-GO, Flávio Roberto de Castro e do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.

Na ocasião, foram empossados os membros da nova direção colegiada do CEE-GO, composta pelo presidente e vice-presidente do Conselho Pleno e pelos presidentes e vice-presidentes de suas respectivas câmaras. Os eleitos terão um mandato de dois anos, estando à frente do conselho até 2023.

“É um momento de muita emoção e de muita responsabilidade”, enfatizou o presidente reeleito do CEE-GO, Flávio Roberto de Castro, relembrando os desafios enfrentados durante seu primeiro biênio à frente do órgão. Para ele, o impacto da pandemia serviu para relembrar o papel do conselho diante do Sistema Estadual de Ensino, que é o de normatizar e dar condições para que as escolas permaneçam ativas e os estudantes, aprendendo.

“A situação que estava posta era essa e nós buscamos dar as condições para que o Sistema Educativo do Estado de Goiás ficasse ativo. Dentro do que é da nossa atribuição, em normatizar, nós fizemos muito bem. Só no ano de 2020 foram mais de 20 resoluções e normas técnicas procurando, sempre, dar condições, caminhos e luz para os professores, para os diretores”, afirmou o presidente.

As contribuições do órgão durante a pandemia de Covid-19 e na retomada às aulas presenciais também foram reconhecidas pela secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli. Para ela, a competência dos profissionais que compõem o CEE-GO fica evidenciada pela relevância das normativas aprovadas, em especial aquelas que atendem demandas específicas dos estudantes do estado.

“O Conselho tem a atribuição de olhar para a Secretaria de Educação e nos ajudar a fazer uma Educação Básica de qualidade. A Secretaria de Educação é muito grata por tudo que o Conselho fez e continua fazendo, principalmente durante a pandemia”, destacou a secretária, relembrando ações como a aprovação do programa GoiásTec.

Fátima Gavioli também ressaltou a atuação do órgão para a regularização das escolas estaduais de Goiás e fez votos para que ambos continuem dialogando em prol desse objetivo. “Uma escola que não é autorizada, que não tem reconhecimento, é a mesma coisa que uma pessoa que ainda não conseguiu fazer a sua certidão de nascimento. Ela é, praticamente, uma escola invisível”.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, que na ocasião representou o governador Ronaldo Caiado, aproveitou a ocasião para ressaltar a simbologia desse momento, que marca mais uma ação que vai garantir a qualidade da Educação de Goiás.

“O papel desse Conselho Estadual de Educação é fundamental para que a gente consiga caminhar para esse objetivo em comum da melhoria da Educação, da melhor forma possível”, disse o secretário. “Kant já dizia que o homem é o que a Educação faz dele. Então, nada mais importante, e pra mim esse é um pilar fundamental, que conseguirmos investir na Educação. E o Estado de Goiás, eu diria sem medo de errar, é o estado que mais tem investido na Educação”.

Estiveram presentes também os vinte seis conselheiros do CEE-GO, incluindo a conselheira decana, Maria do Rosário Cassimiro e os presidentes das Câmaras de Educação Profissional, de Legislação e Normas, de Educação Básica e de Educação Superior do CEE; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel; o reitor da Universidade de Rio Verde (Unirv), Alberto Barella Neto; o reitor do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado), Gilmar Vieira de Rezende; pró-reitores; profissionais da Educação de Goiás. O evento contou ainda com as apresentações de músicos do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, representados pelos cantores Sheilla Penna e Danilo Duarte.

O CEE

Criado pela Lei Estadual nº 4.009, de 17 de maio de 1962, o Conselho Estadual de Educação é um órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino. Atualmente, é composto por 26 conselheiros e dividido em quatro câmaras, que deliberam sobre a Educação Básica, Educação profissional, Educação superior e legislações e normas relacionadas à Educação goiana.