Diretora estadual destaca investimento e valorização: "É a primeira vez que vivo uma experiência assim na Educação"

Mato Grosso

21.03.2023

“Em 23 anos trabalhando na Educação em Mato Grosso, eu nunca tinha passado por uma experiência como essa, um curso integrador que é uma oportunidade muito educativa e que reflete na qualidade do ensino”. A afirmação foi feita neste domingo (20.03) pela diretora escolar de Rondolândia, Gilcilene Buss, na abertura da 1ª Convenção de Diretores do Estado de Mato Grosso, no Malai Manso Resort, em Chapada dos Guimarães, que contou com a presença do governador Mauro Mendes. 

Durante a abertura do evento, Mauro Mendes reafirmou o respeito e compromisso para com os profissionais da Educação. Ele ressaltou que os investimentos que vêm sendo feitos desde 2019 foram responsáveis por grande parte do resultado apresentado. “É gratificante poder contribuir com essa mudança de perspectiva da educação, onde unimos muito investimento ao que temos de melhor na educação: nossos servidores”.

O encontro faz parte de uma das políticas públicas que consolidam a valorização dos profissionais da educação por meio da imersão formativa e teve participação de gestores das escolas de todo o estado. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu a presença do governador e reforçou que, até quarta-feira (22), a formação continuada e de alinhamento entre os gestores escolares vai promover o compartilhamento de experiências e relações interpessoais ligadas à educação de forma colaborativa. “A palavra de ordem aqui é comprometimento com a educação e a presença do governador é uma prova de que esse compromisso começa pelo Estado e ganha ainda mais força na medida em que todos colaboraram e participam”.

A dinâmica do encontro em tempo integral permitiu que os diretores de escolas pudessem imergir e vivenciar todas as ações que fazem parte do programa de incentivo à melhoria da educação em Mato Grosso, tendo como referência o Projeto Educação 10 Anos. “Nos reunindo em um mesmo local de forma imersiva e unificando a linguagem, acredito que os resultados vão permitir a padronização de muitas das ações que tomamos em cada escola”, analisou Andreia Cristiane de Oliveira, diretora regional de Educação do polo Rondonópolis.

Já o diretor regional do Polo Cuiabá, Fábio Bernardo, ressaltou as discussões sobre temas específicos e relevantes, como as questões cognitivas, comportamentais e o papel da gestão na transformação da educação pública. “Conseguimos absorver técnicas e conhecimentos para levar para as nossas equipes que estão sedentas por conhecimentos e por momentos como estes”. Para o diretor, o evento também tem caráter multiplicador, pois, todos os participantes irão compartilhar as experiências com as suas equipes.

Tawaiiku Juruna é o diretor da escola Estadual Indígena Kamadu, em Matupá, e diz que veio para o evento com o objetivo de contribuir com os demais diretores de outras 70 escolas indígenas que atendem os povos de 340 aldeias. Para ele, a troca de saberes e de experiências é fundamental para que a educação seja, de fato, inclusiva e equitativa. “Nos esforçamos para estarmos aqui e vamos levar para nossas escolas muito aprendizado, certamente”.

“O que vimos aqui vai fortalecer ainda mais o nosso compromisso com a educação. Melhoramos muito e ainda vamos avançar muito mais com o suporte do projeto Educação 10 Anos. Era o que faltava para termos mais suporte e para que a educação aconteça com muito mais qualidade”, finalizou Elisangela Maria Francisca Leite, diretora da Escola Estadual João Borges Vieira, de Poxoréu.

Também participaram da abertura, o secretário-adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, as demais secretárias-adjuntas, todos os 15 diretores regionais de educação, superintendentes e gestores de políticas. O deputado estadual Wilson Santos esteve presente e, na ocasião, representou o Poder Legislativo.