Minas Gerais
16.10.2025A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) promoveu, nesta quinta-feira (16/10), uma formação voltada aos diretores escolares da rede estadual sobre o novo sistema de gestão das Caixas Escolares. A ação faz parte do processo de implementação da plataforma, desenvolvida em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e marca mais uma etapa da modernização da gestão financeira das escolas.
Desde a criação do Caixa Escolar, essa é considerada a mudança mais significativa no modelo de administração dos recursos da rede. O sistema foi projetado para oferecer mais transparência, agilidade e segurança, garantindo um controle mais eficiente tanto para as escolas quanto para a SEE/MG.
“O novo sistema é um passo importante para fortalecer a autonomia das escolas e dar mais tranquilidade aos diretores. Queremos que eles tenham tempo para olhar para o que é essencial: o aprendizado dos estudantes. Ao modernizar os processos e garantir mais transparência, estamos tornando a gestão escolar mais simples, segura e eficiente”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Ferramenta de apoio à gestão escolar
O novo sistema vai simplificar as rotinas financeiras das escolas estaduais. As unidades terão contas no Banco do Brasil, sem custo para os diretores, e contarão com suporte técnico e financeiro da Secretaria e da FGV. A proposta é reduzir a burocracia e facilitar o trabalho dos gestores, que poderão dedicar mais tempo às questões pedagógicas.
Durante a transmissão, mais de duas mil escolas acessaram o sistema simultaneamente, colocando em prática os primeiros passos de uso da plataforma. O sistema foi apresentado aos participantes voltado ao primeiro acesso, com a criação do login e redefinição de senha, mas abordou também o uso dos subprogramas, que agora contam com padronização dos critérios de repasse e redução do número de contas, passando a ser organizados em quatro categorias: Geral, Obras, Alimentação Estadual e Alimentação Federal. Essa nova estrutura facilita o acompanhamento das movimentações financeiras, aumenta a transparência e garante mais clareza na aplicação dos recursos.
Um material de perguntas e respostas será disponibilizado em breve no site da SEE/MG, reunindo as principais questões levantadas durante a formação.
Implementação gradual e formações continuadas
O diálogo sobre o novo sistema teve início há cerca de um mês, com capacitações destinadas às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Na sequência, foi realizado um projeto-piloto com sete escolas, que testaram o primeiro acesso e avaliaram as funcionalidades da ferramenta com resultados positivos.
A formação desta quinta-feira foi voltada aos diretores da rede e será repetida no dia 3/11 para sanar novas dúvidas e contemplar aqueles que, por algum motivo, não puderam participar.
Na sequência, haverá uma série de encontros: no dia 4/11, será realizada a formação do Plano de Aplicação Financeira (PAF) com o grupo das sete escolas-piloto; no dia 7/11, o mesmo treinamento será ampliado para o restante das escolas; e, no dia 10/11, ocorrerá uma nova rodada de formação. Entre os dias 10 e 17/11, a SEE/MG promoverá um plantão de dúvidas para oferecer apoio técnico às unidades escolares.
A SEE/MG, em parceria com a FGV, também prepara revisões de normativos e materiais orientativos, reforçando o compromisso com a eficiência, a transparência e a modernização da gestão escolar em Minas Gerais.