Diretoria Regional de Gurupi realiza projeto #vidaeuvalorizo para apoio a alunos com depressão

Artigo

19.08.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Gurupi, por meio da Assessoria Pedagógica e da Orientação Educacional, propôs e implantou o projeto ‘#vidaeuvalorizo’, com o objetivo de contribuir com o trabalho desenvolvido nas escolas, relacionado à saúde mental dos alunos, incluindo casos de depressão, automutilação e tentativas de suicídio.

As ações do projeto foram relatadas em artigo produzido pela professora mestre em Ciências da Educação e orientadora educacional da DRE de Gurupi, Verny de Fátima Oliveira Fucks. No trabalho, ela relatou que o projeto justifica-se devido ao grande número de alunos com processos depressivos nas escolas subordinadas à Regional de Gurupi.

Cenário que, segundo a publicação, dificulta o desenvolvimento emocional saudável do adolescente, bem como o rendimento escolar. Nesse contexto, a DRE de Gurupi, por meio do Serviço de Orientação Educacional, juntamente com os orientadores educacionais das escolas, desenvolveu o projeto visando colaborar com ações efetivas, com a ajuda de parceiros para formar uma rede de apoio a esses alunos que apresentavam casos de depressão e automutilação.

Selo ‘Quem Educa, Faz!’

O projeto é um dos vencedores do selo ‘Quem Educa, Faz!’, de 2019. O Selo objetiva reconhecer iniciativas pedagógicas, em forma de relatos de experiência, que descrevem as ações exitosas desenvolvidas instituições públicas de ensino que se destacaram nas distintas etapas da educação básica, em 2019.

Confira o estudo na íntegra no link abaixo:

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/diretoria-regional-de-gurupi-realiza-projeto-vidaeuvalorizo-para-apoio-a-alunos-com-depressao/5yoca8z2twn6