Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes seguem com programação da ‘Agenda de Aprendizagem para professores’

#Tocantins

29.09.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nessa terça-feira, 28, reunião da Agenda da Aprendizagem 2021, voltada para os assessores de ensino fundamental, médio e orientadores educacionais das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).

Nesta quarta-feira, 29, as DREs dão continuidade até quinta-feira, 30, à formação ‘Agenda da Aprendizagem para professores’. Em Gurupi, o encontro acontece no Salão paroquial Dom Alano, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, e é destinado aos professores do 5º ao 9º ano e da 3ª série do ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática.

A iniciativa visa fortalecer o trabalho dos profissionais junto às equipes gestoras das unidades escolares frente aos desafios da composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – 2021. Além de promover uma reflexão sobre os indicadores do fluxo de proficiência, considerando as etapas de ensino e a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, já foram realizadas várias outras reuniões que integram a Agenda da Aprendizagem. “Já fizemos formações com os titulares das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, com as equipes gestoras das unidades escolares e com os assessores de Língua Portuguesa e Matemática. O foco é a aprendizagem e o enfrentamento do abandono escolar”, pontuou.

Para a pedagoga do currículo da DRE de Gurupi, Alaíde de Miranda Santiago, “o encontro tem como principal objetivo promover a reflexão sobre um conjunto de ações que têm como finalidade amenizar os impactos do fluxo da evasão escolar e os déficits da aprendizagem dos estudantes diante do contexto imposto pela pandemia, além disso, melhorar nossos indicadores educacionais”.