Djamila Ribeiro destaca na Folha de S.Paulo a riqueza cultural do Tocantins após participar de Encontro Antirracista promovido pela Seduc

Tocantins

02.05.2025

A escritora, filósofa e ativista Djamila Ribeiro publicou nessa quinta-feira, 1º, em sua coluna na Folha de S.Paulo, o relato sobre sua primeira visita ao Tocantins, realizada a convite do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para participar do Encontro Formativo de Educação Antirracista em abril deste ano.

No texto, Djamila destaca o carinho com que foi recebida pelos mais de 700 profissionais da educação de todo o Tocantins, muitos dos quais enfrentaram longas viagens para participar do seminário. “Foi uma honra saber que muitos viajaram dois dias para chegar e levariam mais dois para voltar às suas comunidades [...] A programação do evento foi intensa e potente”, relatou a autora.

Além da programação do evento, com apresentações culturais como a suça de estudantes de Natividade e o show do grupo Vozes de Ébano, formado por mulheres negras de Palmas, Djamila também visitou a Comunidade Quilombola do Mumbuca, no Parque Estadual do Jalapão, em companhia do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.

Na comunidade, berço do capim dourado, Djamila foi homenageada por crianças da Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos e emocionou-se ao saber que seus livros fazem parte do cotidiano escolar. Ela também conheceu de perto histórias de resistência e ancestralidade, como Dona Miúda e Tia Doutora. A visita ainda se estendeu às belezas naturais do estado, com passagens pelos fervedouros do Jalapão, pelas Serras Gerais e pela lagoa do Japonês.

“Recomendo, com entusiasmo e carinho, que todas as pessoas se permitam viver essa experiência. O Tocantins é um lugar de muita magia”, finaliza Djamila em seu relato.

Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins