Docentes da EJA dispõem de Plataforma Protagonismo Digital para produção de roteiros de estudos

Protagonismo Digital

03.09.2021

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED), fomentada pela Coordenadoria de Correção de Fluxo (CCORF), dispõe da Plataforma Protagonismo Digital como acervo de pesquisas e sugestão metodológica, a fim de enriquecer o fazer pedagógico dos profissionais da educação.

A Plataforma Protagonismo Digital foi criada para contemplar, em um só espaço, os mais variados recursos digitais voltados ao processo de aprendizagem, bem como auxiliar os professores de todas as etapas da educação básica no planejamento de atividades pedagógicas mais dinâmicas, interativas e atraentes.

Dessa perspectiva, com o intuito de auxiliar o trabalho docente na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos e, ainda, propiciar ao estudante instrumentos que favoreçam o engajamento e a autonomia em períodos de flexibilização espaço-temporal de aprendizagem, a Coordenadoria de Correção de Fluxo fomentou a elaboração de roteiros de estudos pelos professores atuantes no Curso de Educação de Jovens e Adultos – Conectando Saberes (Urbano), com temas pertinentes ao contexto regional e local, bem como assuntos que provavelmente estejam relacionados as situações de vivência do estudante jovem, adulto e idoso.

De acordo com tutora da plataforma Regina Maura Candido Alves [...] A construção dos roteiros de estudos pelos professores da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – REE/MS, além de exaltar o contexto local e regional é muito importante para o fortalecimento da identidade e cidadania do estudante sul-mato-grossense, sobretudo, da EJA. , enfatiza Maura.

Confira abaixo, dois exemplos de roteiros produzidos pelos professores:

https://www.protagonismodigital.sed.ms.gov.br/roteiro-de-estudo/mito-ou-verdade-bonito-sera-engolido-por-uma-serpente-conheca-o-conflito-da-historia-que-estremeceu-a-cultura-bonitense-66137

https://www.protagonismodigital.sed.ms.gov.br/roteiro-de-estudo/tomar-um-cha-para-algum-tipo-de-doenca-e-crenca-ou-e-considerado-uma-ciencia-terapeutica-atraves-das-plantas-medicinais-66219 

Para ter acesso a lista completa dos roteiros de estudos, que exaltam o contexto local e regional de Mato Grosso do Sul, acesse o link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1VgWAiizGZnCAWVFb0_Pb0E46mesc01r9/view?usp=sharing

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS