Diretoria Regional de Educação de Araguatins promove encontro com diretores das unidades escolares para orientar sobre início do ano letivo

Tocantins

19.01.2023

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguatins promove a primeira reunião presencial com os diretores das unidades escolares e coordenadores pedagógicos com o objetivo de orientar o início do ano letivo e alinhar o trabalho pedagógico com o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar 2023). O encontro, realizado na Câmara Municipal de Araguatins, começou nessa quarta, 18, e termina na quinta-feira, 19.

A diretora Regional de Educação, Joelma Lopes, ressaltou a importância do encontro formativo e informativo para alinhar a logística de organização para o início das aulas. “Estamos focados na proposta pedagógica da Seduc [Secretaria da Educação] com a continuidade do Recomeçar, com um foco ainda maior para o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] 2023, com mais investimentos, valorizando servidores com os seus direitos e também equipando as unidades com subsídios necessários e fundamentais para um trabalho de excelência”.

As supervisoras Zuleide Benício e Ivani Sousa Lima orientaram quanto à reestruturação do Projeto Político Pedagógico das Escolas, das ações com foco no Programa Recomeçar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Já os informes sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação do Campo e Quilombola foram feitos pela técnica da Diversidade, Marina Resplandes. Para a diretora da Escola Estadual Pedro Ludovico, do município de São Sebastião, Ana Laura Alves Oliveira, é importante participar desse encontro de formação. “Esse momento, para nós gestores, é um ponta pé já com um sucesso futuro, pois este será ano de calcular o Ideb, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb, e as orientações dos servidores da DRE nos dão segurança para que possamos realizar nossas atividades escolares”, acrescentou. O encontro contou, ainda, com apresentações dos resultados do Programa Recomeçar, do Ideb das escolas da DRE, orientações pedagógicas para o ano de 2023, bem como a agenda pedagógica para melhor organização do gestor quando for repassar as informações à equipe e apresentações culturais por estudantes e professores. Nesta quinta-feira, 19, houve os repasses da Assessoria de Gestão de Pessoas, direcionados pela técnica Maria Aparecida, tratando sobre a Instrução Normativa, modulação, retorno dos servidores, folha de pagamento e frequências escolares. Assim como discutidas algumas dúvidas por partes dos presentes na reunião. Técnica do setor de Inspeção, Karla Kelma Santana, abordou sobre os assuntos relacionados à inspeção escolar, abrangendo assuntos como: calendário escolar, estruturas curriculares, regimento escolar e diário de classe. Finalizando o encontro com o setor de administração e finanças, a técnica Eneila de Cássia detalhou sobre o pagamento de despesas fixas, prestação de contas, planejamento e declarações de débitos das unidades escolares.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges