Diretoria Regional de Educação de Paraíso promove formação para professores iniciantes

Tocantins

13.05.2022

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins realizou um encontro sobre ‘Documentação Pedagógica e Registros Oficiais’ com professores iniciantes das Escolas Estaduais. Alguns dos assuntos trabalhados foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os projetos das unidades escolares, a fim de garantir o atendimento previsto na legislação educacional.

Outro assunto evidenciado na pauta foi o Novo Ensino Médio e os processos formativos adotados pelas unidades escolares estaduais. Dentro desta, foi incentivado o trabalho coletivo, a fim de melhorar o aprendizado dos estudantes e o acolhimento de pais e alunos pós pandemia da covid-19.

A técnica pedagógica do ensino médio, Vaglucia Dias, reforçou que a formação destes profissionais levou conhecimento da prática pedagógica. “Estamos promovendo uma reflexão, junto à proposta do novo currículo, que o levará a desenvolver as habilidades cognitivas e socioemocionais de nossos alunos da rede”, explicou.

Já a assessora de Gestão Pedagógica e educacional, Ideolneides Ribeiro, relembrou que é importante que os professores iniciantes trabalhem a BNCC do ensino fundamental e nível médio. “Realizamos oficinas com as matrizes do Programa de Recomposição das Aprendizagens, para que entendam melhor a sua atuação na rede estadual”, esclareceu.

Participaram desta formação, aproximadamente, 80 professores, das quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Na ocasião participaram de oficinas, nas quais foram divididos por área de conhecimento.

Claudia Preda, que é professora de Matemática da extensão do Colégio Estadual São Pedro, no Assentamento Vagem Dourada de Abreulândia, disse que a formação contribuirá para sua atuação no dia a dia. “Tiramos as nossas dúvidas, além de ter nos orientado na condução com os nossos alunos”, destacou.

O diretor da DRE de Paraíso, Neivon Bezerra, avaliou a formação como positiva, para toda a rede. “A atuação da Secretaria de Estado da Educação tem como finalidade oferecer o melhor aprendizado, para todos os alunos”, concluiu.

Dicom/Governo do Tocantins