Duas escolas públicas de Sergipe são as melhores do país em média de notas no ranking nacional do Enem 2016

Sergipe

13.12.2017

Um dos maiores jornais de circulação do país, Folha de São Paulo (Folha), trouxe a público em sua edição impressa desta terça-feira, 12, as médias por escola no Exame Nacional de Ensino Médio 2016. O jornal paulista fez um levantamento dos resultados da edição 2016 da prova, a partir da base de dados bruta divulgada pelo MEC (Ministério da Educação), para avaliar o desempenho escola por escola.

Este ano, mais uma vez, quando consideradas apenas as escolas de grande porte (com mais de 90 alunos matriculados no ensino médio regular seriado) e Indicador Socioeconômico Médio, cuja a unidade administrativa seja a rede pública, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense - unidade que oferta ensino integral, obteve a melhor média geral no país nas provas objetivas, com 542,68 pontos. Em Redação, a média dos alunos do Atheneu foi 655,24 pontos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, todos os 307 estudantes do Atheneu Sergipense, alunos da 3ª série do ensino médio integral, que fizeram as provas do Enem 2016, com suas notas nesta avaliação, conseguiram acessar o ensino de nível superior em instituições de ensino públicas e privadas em diversos estados do país, "o que significa dizer que tivemos uma aprovação de 100% no Enem dos alunos que concluíram o ensino médio no Atheneu no ano passado, um número alcançado apenas por esta escola em todo Estado", destacou.

A reportagem da Folha excluiu escolas com menos de dez alunos do 3º ano no exame e/ou com menos de 50% do total desses estudantes na prova, seguindo critério do MEC de anos anteriores. Também levou em conta apenas escolas com pelo menos 61 estudantes na última série do ensino médio.

A tabulação resultou em um total de 8.314 escolas, sendo 6.978 (84%) públicas. As privadas somam 1.336 no país. A média foi calculada pela Folha com as quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sem contar a redação).

 Milton Dortas

Neste mesmo levantamento do jornal Folha de São Paulo, o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, obteve a melhor média geral do país nas provas objetivas, quando consideradas as escolas de grande porte e Indicar Socioeconômico Baixo. A partir de 2018, juntamente com outras 24 unidades escolares da rede estadual, essa escola simãodiense, vencedora da etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2017, iniciará a implementação do Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais.

Enem 2015

Apresentado em outubro de 2016, em coletiva de imprensa, o sistema de divulgação das notas por escolas no Enem 2015 classificou o Centro de Excelência Atheneu Sergipense como a melhor escola pública do país, quando consideradas todas as escolas de grande porte (com mais de 91 alunos matriculados no ensino médio regular seriado), com indicador de permanência elevada (80% ou mais dos alunos participantes fizeram todo o ensino médio na escola em que se encontravam matriculados em 2015), e Indicador de Nível Socioeconômico Médio.


Os resultados do Enem 2015 por Escola contemplam as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%. Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos.


Com informações do Jornal Folha de São Paulo.