Duas estudantes representarão Sergipe no Programa Jovens Embaixadores/2024

Sergipe

03.11.2023

Isis Maria Goes Santana (15), estudante do 2º ano do Ensino Médio, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, da cidade de Nossa Senhora da Glória, e Anabel Melo Prestes (17), aluna do 3º ano do Ensino Médio/Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, IFS, campus Aracaju, foram as alunas selecionadas para representar Sergipe na edição do Programa Jovens Embaixadores 2024. 

As duas alunas farão um intercâmbio nos Estados Unidos no período de 20 de janeiro a 4 de fevereiro/2024. A programação começa com uma orientação da pré-partida em São Paulo, e, no dia 19 de janeiro, embarcam para Washington D.C., onde participarão de várias atividades, como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, visitas a escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil e seus estados. Depois, seguirão para os estados anfitriões onde serão hospedadas por famílias voluntárias e terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos norte-americanos.

O intercâmbio é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos espalhados pelas mais diversas partes do país. 

Para a coordenadora estadual do J.E. em Sergipe, professora Célia Gil, a Seduc, como instituição parceira, entusiasma-se com o resultado, já que nessa edição foram selecionadas duas estudantes pela qualidade da produção das alunas e sucesso de divulgação da Seduc. 

“Mais uma vez, duas estudantes participando de um intercâmbio dessa magnitude, tão concorrido nacionalmente. Isso é uma prova inconteste da qualidade da nossa educação pública, bem como da dedicação dos nossos estudantes. Vale ressaltar que neste ano foram mais de nove mil jovens de todo o Brasil que concorreram às 46 vagas. É muito gratificante e demonstra a qualidade dos nossos alunos e, consequentemente, a qualidade do ensino oferecido pela nossa rede”, destaca.

Isis Maria Goes Santana, estudante do 2º ano do Ensino Médio, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, da cidade de Nossa Senhora da Glória, desenvolveu o projeto social “Associação Gloriense Kobayashi Karete –Do Shorin-RYU”.  O Shorin Ryu visa a capacitar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, dando-lhes a oportunidade de melhorar sua aptidão física e autodefesa e aprender valores positivos através do treino do Karatê. Tem como objetivo cultivar o interesse pela educação, esporte e cultura na juventude, criando uma comunidade mais forte e promovendo a inclusão social.

Anabel Melo Prestes, aluna do 3º ano do Ensino Médio/Técnico-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, IFS Campus Aracaju, desenvolveu o projeto social “Faça, mesmo que seja pouco, a diferença ” e abrange as áreas de meio ambiente, reciclagem, indústria limpa, energia alternativa etc. Tem como objetivos reciclar produtos que seriam descartados e mostrar às pessoas o que é possível fazer que esses objetos tenham um significado e uso completamente novos, a exemplo de colares e chaveiros.

Para a diretora de serviço do Seades/Dase,  professora Danielle Virginie Guimarães Marinho, a escolha de duas alunas é fruto do trabalho de professores e estudantes que se preparam de maneira muito séria para uma seleção tão concorrida. “Temos uma estudante do IFS e uma da rede estadual. Isso significa que a divulgação do programa se estende para além da nossa rede, demonstrando que a divulgação da Seduc foi sucesso”, afirma.