Durante minicurso on-line, estudantes da rede estadual mostram protagonismo no desenvolvimento de projetos científicos

Bahia

05.07.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (5), o primeiro encontro do minicurso on-line “Registros e Documentos da Pesquisa Científica,” voltado a estudantes da rede estadual de ensino. A ação faz parte de uma série de atividades com o objetivo de ampliar os conceitos científicos e proporcionar ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo. O próximo momento do minicurso será realizado na terça-feira (12), às 14h, também de forma virtual.

Na oportunidade, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas, Robert Lucas e Joanderson Gomes, apresentaram o desenvolvimento do projeto “Descontaminatu”, que propõe construir uma cabine de desinfecção para vírus e bactérias com materiais de baixo custo. “Nosso projeto é voltado para a construção de um equipamento de descontaminação, com base em materiais recicláveis, como tubos de PVC e plástico. É um trabalho multidisciplinar, envolvendo a área da Saúde, Informática, Edificações e Meio Ambiente”, explicou  Robert, que cursa o 3° ano do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas.  

De acordo com o professor José Breno da Cruz, que atua como assessor de implantação da Iniciação Científica na Educação Básica, o momento contribui para fortalecer as feiras científicas e incentivar os novos pesquisadores a escrever e registrar seus pensamentos e estudos. "A credibilidade de uma pesquisa, mesmo na fase da iniciação científica, depende do quanto podemos comprová-la. Neste sentido, diário de bordo, a pasta de documentos e resumo eientífico são peças fundamentais de comprovação".

Para Patrícia Oliveira, coordenadora do Programa Ciência na Escola da SEC, o momento foi importante para despertar o olhar científico nos estudantes e por reunir e homenagear a equipe que vem realizando o projeto. “No minicurso, abordamos o planejamento das sequências de ações no desenvolvimento de projetos científicos e outros registros com o professor José Breno da Cruz e aproveitamos a oportunidade para ressaltar e apresentar ao público o trabalho realizado pelos estudantes, orientado pela professora Tânia Pinto“.