ECIT Nossa Senhora do Bom Conselho inova em disciplina de Literatura e Arte com o projeto "Literarte"

Paraíba

30.10.2023

A ECIT Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada no município de Princesa Isabel, no sertão do estado, está inovando a forma de aplicar as disciplinas de Literatura e Arte aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio por meio do projeto “Literarte”. A iniciativa busca facilitar a aprendizado abordando uma didática lúdica sobre do modernismo e do pós-modernismo brasileiro.

O “Literarte” é estruturado em três partes, cada uma corresponde a uma fase do modernismo, culminando no 3º bimestre com o pós-modernismo. Essa última fase do projeto é feita de forma prática, e foi dedicada ao escritor paraibano Ariano Suassuna com a encenação da obra “O Auto da Compadecida”.

Na oportunidade, participam os alunos das três turmas da 3º série do Ensino Médio, na abordagem prática permite que eles explorem os movimentos literários e artísticos do século XX e pós-modernismo de maneira significativa.

A professora, Socorro Lacerda, destaca a importância de abordar a literatura e a arte de forma prática. “Visando as dificuldades dos alunos no aprendizado teórico, achei interessante abordar a disciplina de uma nova forma. Eles não estudam apenas esses movimentos, mas os representam, fazem seminários e exploram os autores e as obras em detalhes", ressalta a professora.

Além disso, a ECIT Nossa Senhora do Bom Conselho recebeu um convite especial da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Gomes de Lima, localizada no município de Calumbi, Pernambuco. A escola conheceu o projeto por meio das redes sociais e ficou impressionada com as apresentações dos estudantes. Em resposta a esse convite, a ECIT irá a Pernambuco no dia 11 de outubro para apresentar o projeto "Literarte" aos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Gomes de Lima.