Educação Ambiental Disruptiva é tema de palestra na Escola Estadual Padre Franco Delpiano

Mato Grosso do Sul

04.07.2022

A Escola Estadual Padre Franco Delpiano, localizada na Rua Lino Villachá, 1.250, Bairro Nova Lima, dentro da área do Hospital São Julião, em Campo Grande, apresentou no dia 15 de junho, a palestra intitulada: Educação Ambiental Disruptiva. A Educação Ambiental tem o poder de transformar o mundo, e com a missão de promover a conexão entre nossos estudantes e a natureza, com foco na preservação e na sustentabilidade.

Os palestrantes convidados foram os técnicos da SED, Marcos Vinicius Campelo Junior, geógrafo e pós-doutorando em Educação Ambiental e Luiz Henrique Ortelhado Valverde, biólogo e doutorando em Educação Ambiental. Participaram da ação os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental e 1º anos do Ensino Médio Técnico Profissionalizante.

Na ocasião, foi realizada uma visita técnica dos palestrantes no projeto: Natureza e Arte: Aprendizagem Interdisciplinar em Espaços não Formais na Educação Inclusiva, que acontece no ambiente agroflorestal do Hospital São Julião, com orientação do técnico responsável Bruno Maddalena.  

Natureza e Arte

O projeto tem como objetivo, promover aprendizagem interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, utilizando espaços não formais na educação inclusiva, visando desenvolver metodologias para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia dos estudantes por meio da intercalação de teoria e prática.

Para a coordenadora do Curso Técnico Charlene Avelar, a teoria na educação ambiental é essencial para compreender a realidade das questões ambientais e a prática permite uma consciência crítica sobre as atitudes e habilidades de princípios ambientais, formando assim indivíduos preocupados, capazes de buscar soluções, minimizando os danos causados à natureza.

Para o professor Luiz Henrique, a Educação Ambiental deve estar presente em todas etapas e modalidades de ensino de forma articulada e transversal, conforme Resolução SED n° 3.322/2017.

 “É muito satisfatório poder ver que a escola e os estudantes vivenciam na prática momentos de interação com a natureza de forma tão bonita e respeitosa, precisamos nos apropriar desse vínculo e desenvolver um laço estreito com a educação ambiental em todos os aspectos do cotidiano escolar, provendo e estimulando a curiosidade, a problematização e sobretudo a pesquisa dentro da instituição”, enfatiza Luiz Henrique.

Confiram abaixo nossas ações:

Palestra:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5132573156837563&type=3

Projeto:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5113394115422134&type=3

Adersino Junior, SED/MS