Educação Ambiental: SOS Mata Atlântica abre inscrições para formação de professores do Ensino Médio

Alagoas

30.08.2021

Desde 2006 a Fundação SOS Mata Atlântica é responsável pela iniciativa ‘Mata Atlântica vai à escola’, que através de cursos de capacitação promove a educação ambiental em todo o país. O projeto tem por objetivo capacitar as instituições para que sejam promovidas atividades sustentáveis no âmbito escolar, através de ações em benefício da conservação do meio ambiente.

A próxima formação conta com mil vagas e será direcionada para professores e coordenadores pedagógicos, exclusivamente do ensino médio, de forma gratuita, 100% online, e com certificação. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link até o dia 30 de agosto. 

O curso contará com sete módulos, abrangendo temas como: restauração florestal, importância da água e manejos sustentáveis. O conteúdo é dedicado à prática docente de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o ensino médio, de acordo com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Os professores interessados podem conferir a programação através do link https://www.sosma.org.br/noticias/sos-mata-atlantica-abre-inscricoes-para-formacao-de-professores/. A educação ambiental é prescrita por lei, e deve ser estimulada nas escolas, para que através do ambiente de aprendizagem seja construído um olhar crítico acerca das questões socioambientais. 

Sobre a importância da formação dos professores nessa área, a Supervisora de Diversidades da Superintendência da Rede Estadual de Ensino, Fátima Rebelo destacou a relevância dessas iniciativas.

"O professor precisa de capacitação para ter subsídios para trabalhar a educação ambiental na escola. Então uma formação como essa vai trazer conhecimento, sensibilização, e mudança de comportamento na efetivação de ações que consequentemente, mudarão o olhar dos estudantes", explica Fátima.