Educação anuncia abertura de vagas para cursos de formação em toda Paraíba

Paraíba

08.01.2024

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anuncia a abertura das matrículas para os Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) por meio do programa PARAÍBATEC na ação Agricultura Familiar. As oportunidades visam fortalecer a Agricultura Familiar no estado, capacitando agricultores, povos e comunidades tradicionais, com ênfase em jovens e mulheres rurais. As matrículas iniciam nesta terça-feira (09) e os interessados podem acessar o edital completo por meio do link bit.ly/EditaisParaibaTEC, que engloba vagas do Litoral ao Sertão do estado.

Os cursos FIC têm como objetivo preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. As oportunidades ofertadas pela ação Agricultura Familiar serão ministradas presencialmente em diversos pontos do estado, conforme especificado no edital. São oferecidas vagas em diversos cursos de qualificação profissional, contribuindo para a formação de novos itinerários formativos e aprimoramento da qualidade do ensino profissional. Entre as opções disponíveis estão preparador de doces e conservas, auxiliar de cozinha, recepcionista, vendedor, cuidador, bombeiro civil, organizador de eventos, maquiador, assistente administrativo, inglês básico, auxiliar pedagógico, manicure, entre outros.

As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente online até o dia 19 de janeiro, através do formulário disponível no link bit.ly/EditaisParaibaTEC . Cada candidato pode optar por um único curso, e é vital preencher corretamente todas as informações. O processo de seleção será conduzido por uma comissão interna, considerando a ordem de chegada das inscrições. Há, ainda, a reserva de 10% das vagas para candidatos com deficiência, conforme previsto em legislação específica.

As matrículas serão realizadas presencialmente, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos inscritos, na unidade ofertante do curso escolhido. Além disso, o edital prevê o preenchimento de vagas remanescentes, recursos, e divulgação de normas complementares no portal oficial. Os interessados devem ficar atentos às etapas do processo seletivo. O edital tem validade de um ano a partir da data de publicação.

O PARAÍBATEC tem como propósito ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, formando gestores, professores e monitores das redes públicas. A ação PARAÍBATEC Agricultura Familiar, fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, busca promover o desenvolvimento rural sustentável. O foco está na geração de renda, redução da pobreza rural e diminuição do êxodo rural, proporcionando autonomia e cidadania aos agricultores.