Educação apresenta balanço de 2023 e destaca metas de 2024 para a rede estadual

Minas Gerais

14.12.2023

Os projetos e ações educacionais positivas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), executados ao longo de 2023, e as metas de 2024, foram apresentadas aos 47 superintendentes Regionais de Ensino, em reunião gerencial. O encontro, liderado  pela Subsecretaria de Articulação Educacional, foi realizado nos dias 12 e 13/12, em Belo Horizonte. 

Entre os objetivos que foram discutidos, está a  missão de garantir  acesso, permanência e aprendizagem dos cerca de 1,6 milhão de estudantes matriculados nas 3.455 unidades estaduais, em todo estado. 

Junto a esta missão, foram destacados alguns desafios da rede, como a  Recomposição das Aprendizagens, após o período do ensino remoto e a integração com outras secretarias do Estado, para desenvolver ações conjuntas para estudantes e suas famílias. 

Programação 

Pela manhã, os trabalhos foram abertos pela secretária adjunta da pasta, Geniana Faria. Na oportunidade, ela pontuou os desafios vivenciados na rede, neste ano, e reforçou o compromisso dos gestores e o alinhamento necessário entre as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Órgão Central e escolas, para garantir a efetividade das ações propostas, e com isso,  aprimorar as políticas educacionais para o ano letivo de 2024. 

Na parte da tarde, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga,  agradeceu aos superintendentes pelo empenho e também apresentou algumas conquistas da educação mineira, como o destaque de Minas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2023, no ranking nacional de avaliação entre os estados do país. 

“Temos ainda alguns desafios a serem vencidos, mas concluímos o ano de 2023 com muitas conquistas para a educação. Foram ações positivas que nos permitiram trazer resultados como valorização dos servidores, pagamento do Adveb, promoções e progressões de carreira, entre outros. Fecharemos o ano visitando as 47 SREs, dialogando e ouvindo as demandas. Agradeço o empenho dos superintendentes e  de cada servidor que contribuiu para alcançarmos estes resultados”, destaca. 

Participaram também da reunião gerencial da SEE/MG, os subsecretários de Articulação, Gustavo Pedroso e de Administração, José Roberto; a assessora Estratégica, Clara Costa; e o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe), Winder Souza. 

Balanço 2023

Iniciativas como a valorização de pessoal, com a nomeação em 2023 de mais de 6 mil excedentes do concurso de 2017, investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, integração com outros órgãos (MP, Defensoria Pública, entre outros), na construção de ações para o enfrentamento à violência e integração das ações pedagógicas, foram alguns dos destaques do balanço. 

Capacitação BTA

Para fechar o ciclo de 2023, os 47 gestores das superintendências participaram de uma capacitação da Betania Tanure Associados (BTA). Em um momento de diálogo e escuta, os gestores foram provocados a refletirem sobre o papel de cada líder como protagonista, como agente de mudança, contribuindo com sugestões de aperfeiçoamento nos processos de encaminhamentos ao Órgão Central e integração da rede.