Educação aprova referencial curricular e diretrizes complementares do Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio

06.08.2021

Nesta sexta-feira (6), a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed-PR) e o Conselho Estadual de Educação (CEE/PR) realizaram uma reunião para a entrega simbólica do referencial curricular e das diretrizes complementares referentes à implementação do Novo Ensino Médio no Paraná.  Os documentos foram aprovados a partir da deliberação 04/2021, do CEEP/PR, de 29 de julho, e trata das orientações relativas ao novo modelo, que será gradualmente adotado em escolas das redes pública e privadas a partir de 2022. A homologação acontecerá ao longo da próxima semana, com publicação no Diário Oficial.

Entre os encaminhamentos estabelecidos, estão a estruturação da Formação Geral Básica, a organização dos itinerários formativos e suas formas de oferta. O documento também contempla questões como carga horária, proposta pedagógica, avaliação e verificação de rendimento dos estudantes.

“O Novo Ensino Médio veio para proporcionar mais autonomia e protagonismo para estudantes de todo o Brasil. No Paraná, temos trabalhado junto com as comunidades escolares para que essa transição ocorra de maneira estruturada, apresentando seus benefícios desde os primeiros momentos do próximo ano letivo”, comenta o secretário da Educação, Renato Feder.

A matriz curricular segue sendo elaborada pela Seed-PR, contemplando as especificidades de cada modalidade de ensino.

Série sobre Novo Ensino Médio Paranaense — A Seed-PR está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Já foram publicadas reportagens de apresentação do novo modelo, sobre os itinerários formativos e sobre o componente Projeto de Vida. Acompanhe o site e redes sociais da Seed-PR para saber mais informações sobre o Novo Ensino Médio.