Educação celebra início do ano letivo de 2022 com grande encontro com alunos do ensino médio

Alagoas

21.02.2022

Depois de dois anos afetados pela pandemia, onde a maioria das aulas aconteceram de forma remota, a rede pública de ensino iniciou um novo ano letivo 100% presencial no último dia 07. Para celebrar essa retomada, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu um grande encontro de boas-vindas para mais de mil alunos do ensino médio da rede do estado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, na manhã da última quinta-feira (17).

“É emocionante para todos nós que fazemos a educação todos os dias, poder recepcionar nossos alunos calouros para o primeiro ano letivo 100% presencial depois de dois anos de pandemia. Os nossos estudantes, professores e servidores de toda a comunidade escolar foram verdadeiros guerreiros durante esse período que nos impôs uma série de dificuldades. Trabalhamos com muito afinco para tornar o ambiente escolar preparado e seguro para recebê-los. Agora, renovados, vacinados e cheios de energia, vamos construir um grande ano para educação dos alagoanos”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Em um bate-papo descontraído que reuniu o secretário Rafael Brito e os 13 alunos destaque das 13 gerências regionais de educação do estado, os estudantes enfatizaram a importância dos programas e políticas implementados na educação pública que fizeram a diferença na vida desses jovens.

“O dinheiro do Cartão Escola 10 fez a diferença na minha vida, veio numa hora excelente. Investi em cursos que vão me ajudar ainda mais na minha formação. Esse período de pandemia foi difícil para todos nós, mas principalmente para nós que tivemos dificuldades com as aulas online. Mas que bom que esse período passou e nós vencemos com o apoio de todos os professores”, contou José Raí Belo, aluno monitor do ensino médio no Colégio Estadual Rocha Cavalcante, de União dos Palmares, vencedor da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Ao homenagear os alunos destaque com uma medalha de honra, o secretário Rafael Brito também reafirmou o compromisso com uma gestão da educação comprometida com a promoção de políticas que fazem a diferença na vida das pessoas. “Quero dizer a vocês que na minha vida, talvez a experiência mais bacana de todas tenha sido ser secretário de Educação. Só quem vive isso aqui todo dia sabe o prazer que é poder contribuir de alguma forma para que tantos jovens possam realizar o sonho da sua vida. Espero muito que no futuro, vocês tenham a oportunidade de ajudar a transformar a vida de outras pessoas. Essa, sem dúvidas, é a nossa maior recompensa e hoje foi mais um dia daqueles pra guardar na memória”, concluiu.

Programação

A programação de boas-vindas ainda contou ainda com palestras dinâmicas sobre os programas Vem Que Dá Tempo, Cartão Escola 10 e o novo ensino médio, que entrou em vigência neste ano letivo para as primeiras séries. O encerramento do encontro ficou por conta da psicóloga, professora, pesquisadora e técnica da Seduc, Cristiane Souza, que comandou o bate-papo “Cheguei no Ensino Médio, e agora?”, com dinâmicas para esclarecer dúvidas dos alunos.

Isabella Vicente, aluno da 2º série do ensino médio na Escola Estadual Ernâni Mero, de Penedo, ressaltou que o evento trouxe mais motivação para mais um ano letivo. “Eu achei o evento ótimo, a parte que eu mais gostei foi quando os alunos subiram no palco e foram homenageados, foi um incentivo para nós que estávamos assistindo. Eu tirei 920 na redação do enem, mas já estou me preparando para o próximo, com o auxílio do Cartão Escola 10 comprei um notebook para estudar melhor e conseguir uma vaga no curso de enfermagem ou fonoaudiologia”, celebrou a estudante.