Educação da Paraíba convoca comunidade escolar a participar da Busca Ativa Escolar

Paraíba

08.01.2024

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) convoca pais, estudantes, gestores escolares, coordenadores, gerentes regionais e toda a comunidade a unirem forças no combate à evasão escolar por meio da iniciativa da Busca Ativa Escolar, uma estratégia que integra metodologia social e ferramenta tecnológica gratuita para identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono.

A Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com entidades como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), tem como objetivo apoiar os governos na obtenção de dados concretos que permitam o planejamento e implementação de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A estratégia representa uma união entre diferentes áreas, fortalecendo a rede de proteção e envolvendo setores como Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento.

"Nossa missão enquanto Secretaria de Estado da Educação é garantir que cada criança e adolescente tenha acesso à educação, e a Busca Ativa Escolar é uma ferramenta poderosa nesse sentido. É um apelo à solidariedade de todos: pais, estudantes, gestores, e comunidade em geral. Precisamos agir de forma conjunta para combater a evasão escolar e assegurar que nenhum aluno seja deixado para trás. A educação é a chave para um futuro melhor, e esta iniciativa é um passo significativo para promover uma sociedade mais justa e inclusiva, por isso contamos com o engajamento de cada cidadão nessa causa", destaca o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.

Durante a Busca Ativa os representantes de todos os setores desempenham papéis específicos, desde a identificação inicial até a tomada de providências necessárias para o atendimento, rematrícula e permanência na escola. A colaboração entre as áreas é facilitada por uma ferramenta tecnológica que opera como um banco de dados, armazenando informações cruciais sobre cada caso acompanhado.

Por meio do endereço eletrônico buscaativaescolar.org.br, a comunidade  educacional pode encontrar um cardápio de peças que podem ser utilizadas gratuitamente e adaptadas por qualquer município. Há, também, uma seção com orientações e dicas para que todas as cidades possam criar suas campanhas, considerando os quatro públicos principais: famílias, escolas, gestão pública e mídia local. A ferramenta tecnológica da Busca Ativa pode ser acessada por diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, permitindo uma abordagem flexível. Além disso, formulários impressos estão disponíveis para facilitar o uso por quem não possui acesso a dispositivos móveis.

Ainda de acordo com o secretário Roberto Souza, a evasão escolar impacta negativamente toda a sociedade, e a participação ativa dos estudantes, famílias e comunidade é crucial para reverter esse cenário. “Fazemos uma convocação para instigar a todos, principalmente nossos estudantes, contra a evasão, sugerindo ações como ligar para colegas que estão faltando às aulas, enviar mensagens nos grupos da sala de aula e garantir a presença constante nas aulas. A colaboração dos jovens é essencial nessa missão de promover uma Educação Pública com mais qualidade e inclusão”, afirma.