Educação da Paraíba destaca experiências exitosas em educação híbrida durante a 2ª Expo RIEH

Paraíba

20.10.2025

Representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participaram, de 15 a 17 de outubro, da 2ª Expo da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), realizada no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), reuniu educadores de todo o país para discutir a implementação de estratégias híbridas no ensino médio. Durante a programação, a Paraíba apresentou o projeto Transforma Educação PB, considerado a maior formação continuada da rede estadual, além de oficinas sobre produção de conteúdo em estúdio de TV e experiências pedagógicas inovadoras.

A 2ª Expo RIEH teve início com a mesa de abertura transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, com participação de representantes da Secretaria de Educação Básica. O objetivo do encontro foi debater o direito à educação para jovens do ensino médio e analisar o papel da educação híbrida no contexto da Política Nacional do Ensino Médio. Ainda durante o encontro, representantes do MEC reforçaram a importância da formação docente para mediar ambientes físicos e digitais, destacando que a modalidade amplia as experiências de aprendizagem sem substituir o trabalho dos professores, promovendo a articulação entre políticas do ensino médio e o desenvolvimento das redes de educação no país.

A Paraíba foi representada na Expo pela gerente executiva Tatiany Andrade e pelo especialista pedagógico Erickle Lucena, da Gerência Executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da SEE-PB, que coordena a RIEH no estado, além dos gerentes operacionais Thales Araújo e Valdeir Silva, e do assessor pedagógico Geadelande Delgado, representando a rede de Ensino Médio da SEE-PB. A equipe participou de oficinas, palestras e apresentações que promoveram o intercâmbio de experiências entre as redes estaduais sobre a implementação da educação híbrida no ensino médio.

Segundo Tatiany Andrade, a participação da Paraíba se destacou pela apresentação do Transforma Educação PB, a maior formação continuada do estado, realizada em um ambiente virtual de aprendizagem vinculado à RIEH. Mais de 10 mil professores participaram da formação, com avaliação positiva em mais de 95% dos aspectos, gerando interesse de outras redes de ensino para conhecerem a metodologia adotada.

Além disso, a Paraíba ainda apresentou o avanço na produção de conteúdos educacionais para o ensino médio. Mais de 70 professores estão envolvidos na criação de materiais que serão gravados nos estúdios da Secretaria, previstos para inauguração em novembro. O objetivo é consolidar acervos digitais que fortaleçam a aprendizagem dos estudantes e apoiem os docentes nas práticas pedagógicas.

O evento também proporcionou momentos de integração entre redes e estados, com oficinas e debates sobre a inovação educacional. Um grupo de trabalho entre a RIEH e a rede de ensino médio foi pactuado para dar continuidade às ações conjuntas, permitindo que experiências exitosas sejam adaptadas e aplicadas nas escolas da Paraíba, ampliando a oferta de formações e metodologias inovadoras.