Formação de Educadores
06.03.2026
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, iniciou nesta quinta-feira (5) a Formação de Gestores Escolares 2026, no Centro de Formação de Professores, em Sousa. A capacitação reúne cerca de 650 participantes, entre diretores e técnicos de sete Gerências Regionais de Educação, em dois dias de atividades voltadas ao fortalecimento da gestão escolar e à melhoria dos resultados educacionais da rede estadual.
Durante a abertura, o secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, destacou o papel das lideranças escolares para o avanço da educação no estado. “Se a Paraíba vive hoje o melhor momento da história da educação, isso também é graças a vocês. A única coisa que pedimos é que continuemos com a mesma dedicação, porque nenhuma outra profissão permite transformar uma geração para melhor como a educação”, afirmou.
De acordo com a gerente executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Tatiany Andrade, a programação inclui plenárias e oficinas voltadas à prática da gestão. “Estamos iniciando a formação continuada reunindo as lideranças das nossas escolas. No primeiro dia teremos pautas pedagógicas e administrativas, e no segundo vamos trabalhar oficinas sobre o uso dos dados do Índice de Eficiência e Gestão e sobre a legislação educacional do estado, para fortalecer a rotina das escolas”, explicou.
Para os gestores participantes, a formação representa um momento de atualização e troca de experiências. O diretor Aécio de Araújo Silva, da Escola João Silveira Guimarães, localizada na cidade de São Bento, na 8ª GRE, destacou que “as formações são sempre bem-vindas porque trazem orientações e novos conhecimentos para aplicar na escola”. Já a gestora Carolina de Souza Ferreira, da Escola Doutor José Gadelha, da cidade de Aparecida, 6ª GRE, ressaltou que a expectativa é ampliar a bagagem profissional. “A gente sempre chega com grandes expectativas para que o aprendizado contribua com o trabalho desenvolvido nas escolas e alcance nossos estudantes de forma mais significativa”, afirmou.
Estão presentes no encontro, que segue durante esta sexta-feira (06), as 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª GREs. A formação seguirá ainda nas próximas semanas pelos polos de Campina Grande e João Pessoa.