Educação da Paraíba promove I Ciclo de Recomposição de Aprendizagens em João Pessoa

Paraíba

14.08.2025

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, realizou nesta quarta-feira (13), o I Ciclo de Recomposição de Aprendizagens do polo João Pessoa. O encontro reuniu gestores, formadores e técnicos municipais e estaduais das 1ª, 12º, 14º e 16º Gerências Regionais de Ensino (GREs) para trabalhar e incentivar medidas que contribuam para a aprendizagem dos estudantes do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

“Todos nós temos um objetivo que é haver com o futuro de toda uma geração que estão nas salas de aula de toda a Paraíba. E nós estamos evoluindo nos resultados de aprendizagem graças ao trabalho dos nossos professores, coordenadores e gestores que estão comprometidos em trabalhar as habilidades das nossas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em todo estado estão sendo realizadas essas formações, entrega de material didático e de apoio, além da troca de experiências entre os profissionais das escolas”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

A recomposição de aprendizagem trabalha as fragilidades das habilidades que as crianças precisam ter do 3º ao 5º anos, fluência na leitura e resolução de problemas na matemática e tudo que será avaliado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave). Essas fragilidades podem ter ocorrido durante a pandemia da Covid-19, período em que foram suspensas as aulas presenciais. 

Além disso, durante o I Ciclo também foi focado na gestão, pois o fortalecimento da direção, da coordenação é necessário para que eles possam assegurar que pedagogicamente todo o processo junto aos professores. Entre as atividades promovidas estão os jogos, práticas pedagógicas, avaliações diagnósticas para que cada professor possa entender quais dificuldades da turma para que sejam melhoradas. 

O professor Cristian Eduardo falou sobre a importância da formação e da troca de experiências das com as escolas. “Estou aqui representando todos nós educadores, principalmente das escolas indígenas da rede. Esse momento é de suma importância para nós, e estamos aqui para somar, e trabalhar na recomposição de aprendizagem dos nossos estudantes, para que possamos cada vez mais ofertar uma educação pública e qualidade”, comentou. 

Para o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, a maior motivação é trabalhar a recomposição de aprendizagem em todos os 223 municípios. “Essa mobilização é um dos incentivos da Secretaria da Educação, juntamente com o Regime de Colaboração, com o nosso secretário Wilson e o nosso governador João Azevedo apoiam incansavelmente os 223 municípios para garantir aos nossos estudantes o melhor aprendizado e incentivo às suas habilidades. O nosso foco é elevar a aprendizagem”, disse o secretário.

O I Ciclo de Recomposição de Aprendizagens já foi realizado nos polos de Patos, Sousa, João Pessoa e encerra nesta quinta-feira (14) em Campina Grande.