Paraíba
18.06.2025A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem (Gedra) realizou na manhã desta terça-feira (17), a 4ª reunião bimestral do Comitê Estadual de Gestão de Resultado de Aprendizagem (CEGER) e do Comitê Regional de Gestão de Resultado de Aprendizagem (CREGE) referente. O intuito é fazer uma análise dos dados do Índice de Eficiência da Gestão (IEG), referente ao segundo bimestre de 2025, para alinhar as ações estratégicas que irão compor o planejamento educacional dos próximos meses.
Uma outra função dos Comitês é segmentar uma única orientação para todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) de forma objetiva com base nos dados apresentados das escolas da Rede Pública Estadual. As reuniões são realizadas mensalmente e bimestral com caráter especial de análise da gestão e de indicadores de todas as 597 escolas. A premissa é que após o encontro, os gerentes regionais reúnam os seus gestores e repliquem as ações com os dados específicos de cada gerência e elaborem em conjunto estratégias de resolução das situações e melhoria dos resultados de aprendizagem.
"Mais uma reunião para analisarmos juntos o andamento de algo que foi criado por todos nós para nos fornecer dados, analisarmos e tomarmos decisões corretas. Nossa missão tem sido, claro, longe da perfeição, ainda precisamos avançar em vários aspectos, mas ninguém tem dúvida de que muitas pedras e muitos obstáculos foram tirados do caminho da educação para que a gente pudesse chegar a um resultado melhor”, frisou o secretário da Educação da Paraíba, Wilson Filho.
Para o gerente da 2ª GRE, com sede em Guarabira, Carlos Educardo Paiva, a ação vem com esse índice, que é o IEG, fazendo com que todo esse trabalho seja baseado nas avaliações, rendimentos voltado para o ensino de aprendizagem dos alunos.
“É muito importante, o que faz que a secretaria, juntamente com as gerências até a ponta que a escola, junto ao gestor, melhore seus índices, eleve os índices da educação da Paraíba, que já vem gerando grandes resultados. O surgimento desse novo instrumento que estamos trabalhando, alinha a Secretaria, a gerência e escola, permite todos esses avanços que a Paraíba vem conquistando”, detalhou.
De acordo com o secretário Executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, com essa ação a Secretaria está implementando protocolos de acompanhamento e de avaliação e ações para melhorar o desempenho da escola com fluxo adiante de aprovação, frequência e o desempenho do aluno com a melhoria da aprendizagem.
“Devem ficar atentos a qualquer sinal de abandono, fazer uma busca e um acompanhamento constante para que o aluno permaneça na escola. E aponto o CEGER e o CEGER como dois mecanismos muito importantes de acompanhamento, avaliação e de proposição. Devemos também ficar atentos ao Siave, Enem e Saeb, esses três elementos mobilizadores que, sem dúvida, animarão a Rede e nós vamos precisar da mobilização do protagonismo estudantil”, disse o secretário.