Educação da Paraíba realiza a aplicação da 3ª edição anual da Avaliação Somativa do SIAVE

Avaliação da Educação Básica

19.11.2025

O Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação vai realizar entre os dias 24 de novembro e 05 de dezembro, a aplicação da 3ª edição anual da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE). A ação será realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Serão 13 mil turmas avaliadas em todo o Estado, num total de 150 mil estudantes dos 2º anos do Ciclo de Alfabetização e os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes Municipais e Estadual, além das 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de todas as Gerências Regionais de Ensino (GREs).

Os testes aplicados serão de Língua Portuguesa, que inclui questões escritas, e de Matemática. 

“Serão mais de 150 mil estudantes avaliados, em uma ação fundamental para medir a aprendizagem, identificar avanços e desafios e orientar, com responsabilidade, as próximas decisões da nossa política educacional. Agradeço a cada gerente, gestor, professor e equipe escolar pelo compromisso em mobilizar toda a nossa rede e garantir um processo sério, organizado e que fortalece a qualidade da educação pública da Paraíba”, destacou o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho.

Para a rede estadual, o resultado dessas avaliações serve para orientar o planejamento da gestão escolar, as formações oferecidas aos professores e os três indicadores do Índice de Eficiência em Gestão (IEG): Participação, Proficiência e Plano de Ação.

Já para as Redes Municipais, a avaliação é importante na distribuição dos 18% do ICMS Educacional, que é conforme o desempenho dos estudantes do município nos testes avaliativos, além de ser base para o Prêmio Escola Referência em Aprendizagem, do programa Alfabetiza Mais Paraíba.

Cada município da Paraíba recebeu metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) com o objetivo que cada cidade tem que alcançar para o sucesso dos estudantes paraibanos. Os dados do IDE-PB são gerados a partir dos resultados da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação do Estado da Paraíba (SIAVE).