Paraíba
16.09.2025Os estudantes premiados no Torneio Juvenil de Robótica, realizado no Chile, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (15) na Secretaria de Educação, em João Pessoa, para um momento de confraternização e celebração das conquistas que elevaram a Paraíba ao pódio internacional. Ao todo, 14 troféus foram conquistados em categorias como: cabo de guerra, corrida de autônomos e sumô, entre outras.
A estudante Keuhanny Pereira, da ECIT Prefeito Oswaldo Pessoa, na capital paraibana, tem apenas 16 anos, e além da oportunidade de realizar a primeira viagem internacional, voltou para casa com o troféu de primeiro lugar na Corrida de Autónomos, e compartilhou o sentimento provocado pela conquista:
“Foi muito incrível a viagem. Tivemos o conhecimento da competição. Foi um nervosismo enorme, a gente tinha que trocar a programação na hora, tivemos um tempo. Foi muito gratificante, ainda mais porque o governo proporcionou pra gente. Pretendo ir de novo, agora participando do estadual mais uma vez e em breve o nacional”, destacou a estudante.
Raoni Brasileiro, professor de física e de robótica da rede estadual, ressalta que oportunidades como essa promovem ascensão pessoal e também social dos estudantes.
“Estar lá, representar o nosso estado, representar a nossa grande Paraíba diante de outros países, mostrar que aqui não é só deserto como muita gente pensa, mas que é um grande polo tecnológico. E os nossos alunos brilharam lá. A experiência pra eles é muito grande, porque a nossa alegria é vê-los crescer. E o principal é isso: que eles conseguem ver que a educação tem futuro”, afirmou Raoni.
Para o membro da coordenação de robótica da rede estadual de ensino da Paraíba, Thalles Medeiros, a iniciativa do Governo da Paraíba serve como modelo de política pública eficaz na Educação para outros estados do país:
“Esse olhar específico dessa política pública, que o governo da Paraíba está investindo em nossos estudantes, não apenas ganhar os troféus, são as experiências de vida, as oportunidades, a visão de mundo. É um investimento que vai muito além de um robô, de uma programação, de um algoritmo”.
Antes de participar do Torneio Juvenil de Robótica no Chile, os estudantes passaram pelas etapas estadual e nacional, no ano passado. O destaque, inclusive, é o Campeonato Estadual de Robótica, iniciativa pioneira que, segundo o secretário de educação da Paraíba, Wilson Filho, consolida a robótica como mais um potencial no estado.
“Cada estado tem um potencial diferente. A Paraíba descobriu um de seus vários potenciais. Já mandamos uma equipe para os Estados Unidos - a única equipe de escola pública do mundo, que voltou com o segundo lugar em uma competição de alto nível: a RoboCupJunior Super-Regional Américas, realizada na cidade de Mercersburg, Pensilvânia, em abril deste ano. Nós queremos ver cada vez mais a robótica presente nas nossas escolas”, salientou o secretário.
O momento de confraternização reuniu os estudantes premiados, professores e gestores escolares, além da secretária de logística da educação da Paraíba, Pollyanna Loreto, do secretário executivo de gestão Pedagógica, Edilson Amorim, e do secretário executivo de articulação municipal, Erivonaldo Alves.