Educação da Paraíba recebe estudantes premiados no Torneio Juvenil de Robótica no Chile

Paraíba

16.09.2025

Os estudantes premiados no Torneio Juvenil de Robótica, realizado no Chile, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (15) na Secretaria de Educação, em João Pessoa, para um momento de confraternização e celebração das conquistas que elevaram a Paraíba ao pódio internacional. Ao todo, 14 troféus foram conquistados em categorias como: cabo de guerra, corrida de autônomos e sumô, entre outras.

A estudante Keuhanny Pereira, da ECIT Prefeito Oswaldo Pessoa, na capital paraibana, tem apenas 16 anos, e além da oportunidade de realizar a primeira viagem internacional, voltou para casa com o troféu de primeiro lugar na Corrida de Autónomos, e compartilhou o sentimento provocado pela conquista:

“Foi muito incrível a viagem. Tivemos o conhecimento da competição. Foi um nervosismo enorme, a gente tinha que trocar a programação na hora, tivemos um tempo. Foi muito gratificante, ainda mais porque o governo proporcionou pra gente. Pretendo ir de novo, agora participando do estadual mais uma vez e em breve o nacional”, destacou a estudante.

Raoni Brasileiro, professor de física e de robótica da rede estadual, ressalta que oportunidades como essa promovem ascensão pessoal e também social dos estudantes.

“Estar lá, representar o nosso estado, representar a nossa grande Paraíba diante de outros países, mostrar que aqui não é só deserto como muita gente pensa, mas que é um grande polo tecnológico. E os nossos alunos brilharam lá. A experiência pra eles é muito grande, porque a nossa alegria é vê-los crescer. E o principal é isso: que eles conseguem ver que a educação tem futuro”, afirmou Raoni.

Para o membro da coordenação de robótica da rede estadual de ensino da Paraíba, Thalles Medeiros, a iniciativa do Governo da Paraíba serve como modelo de política pública eficaz na Educação para outros estados do país:

“Esse olhar específico dessa política pública, que o governo da Paraíba está investindo em nossos estudantes, não apenas ganhar os troféus, são as experiências de vida, as oportunidades, a visão de mundo. É um investimento que vai muito além de um robô, de uma programação, de um algoritmo”.

Antes de participar do Torneio Juvenil de Robótica no Chile, os estudantes passaram pelas etapas estadual e nacional, no ano passado. O destaque, inclusive, é o Campeonato Estadual de Robótica, iniciativa pioneira que, segundo o secretário de educação da Paraíba, Wilson Filho, consolida a robótica como mais um potencial no estado.

“Cada estado tem um potencial diferente. A Paraíba descobriu um de seus vários potenciais. Já mandamos uma equipe para os Estados Unidos - a única equipe de escola pública do mundo, que voltou com o segundo lugar em uma competição de alto nível: a RoboCupJunior Super-Regional Américas, realizada na cidade de Mercersburg, Pensilvânia, em abril deste ano. Nós queremos ver cada vez mais a robótica presente nas nossas escolas”, salientou o secretário.

O momento de confraternização reuniu os estudantes premiados, professores e gestores escolares, além da secretária de logística da educação da Paraíba, Pollyanna Loreto, do secretário executivo de gestão Pedagógica, Edilson Amorim, e do secretário executivo de articulação municipal, Erivonaldo Alves.