Educação de Alagoas marca presença em Fórum Extraordinário da Undime no Paraná

Alagoas

24.11.2022

Alagoas foi um dos estados convidados para o Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 16 a 18 de novembro. Em um momento de troca de experiências entre os estados brasileiros, representantes dos municípios alagoanos, instituições de ensino e servidores da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) marcaram presença.

No seminário promovido pela Undime-PR, a comitiva de Alagoas participou de palestras com especialistas e teve a oportunidade de discutir projetos inovadores com os demais municípios e estados. Durante o evento, 40 estandes de exposição foram montados para que os participantes pudessem apresentar suas inovações e boas práticas. 

À frente da Pasta, a Secretária Roseane Vasconcelos avalia que a participação de Alagoas foi fundamental para a troca de experiências exitosas com outros estados do Brasil.

“Esse encontro foi extremamente importante e pertinente para o momento. Nós tivemos palestras de orientação sobre diversos aspectos que permeiam as políticas educacionais, também houve uma rica troca de experiências entre estados e municípios, principalmente tratando de questões bem sensíveis a esse momento de pós-pandemia. Discutimos a educação infantil, o Saeb e questões como o Novo Fundeb”, destacou.

Para Sueleide Duarte, superintendente do Sistema Educacional e uma das representantes da Seduc no fórum, a oportunidade serviu de autoavaliação do desempenho de Alagoas diante das questões discutidas.

“É sempre muito importante, tentar olhar a sua experiência e ver como você vem se desenvolvendo. Nós temos um regime de colaboração com os municípios que hoje é muito forte e perceber como isso acontece em outros estados é sempre importante pra gente fazer essa reflexão sobre o caminho que a educação vem trilhando. Além de ver novas possibilidades, se inspirar e, ao mesmo tempo, se sentir bem ao ver que estamos à frente em muitos aspectos, e que estamos bem em muitas questões da educação nesse regime de colaboração”, conta.

Texto de Joyce Andrea, sob supervisão*
Fotos de Undime