Educação de Jovens e Adultos oportuniza retorno aos estudos

Secretaria de Estado da Educação do ES

02.05.2019

Nunca é tarde para conquistar o sonho de concluir os estudos. Jorge Luiz Pinto, de 56 anos, é exemplo disso. Após 40 anos fora da sala de aula, hoje ele é aluno do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Santos Silva, em Cariacica. Ele faz parte do público que não desanima na hora de correr atrás do tempo perdido e faz parte das 40 mil oportunidades ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2018. Jorge fala com orgulho que, de volta aos estudos, agora, ele pode ajudar o filho, de 5 anos, nas tarefas da escola. “Tenho um filho de 5 anos e é muito bom poder ajudar ele com as coisas da escola”, contou. E ainda completa: “Graças ao que estou aprendendo vou começar também um curso de informática em breve. ”

Educação de Jovens e Adultos

Presente em 156 escolas da Rede Estadual, a EJA trabalha na metodologia semipresencial, de terça a quinta-feira, oferecendo, semestralmente, o acesso ao Ensino Fundamental e Médio aos interessados que não tiveram a oportunidade de continuidade nos estudos na idade recomendada. Neste ano, está prevista para o mês de julho a abertura de matrículas nesta modalidade nas escolas estaduais.

Além dos Neejas, a rede conta com os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs), presente em Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Diante à grande procura por estes centros, houve a necessidade da criação dos NEEJAs dentro de unidades escolares em Afonso Cláudio, Alegre, Barra de São Francisco, Cariacica, Nova Venécia, São Mateus e Vila Velha. Outra forma possível para concluir o Ensino Fundamental ou Médio é através do Programa de avaliação do Ministério da Educação (MEC), chamado ENCCEJA e que consiste em uma prova onde o candidato pode comprovar seus conhecimentos e assim garantir o diploma. 

Texto: Cícero Giuri