Educação de Minas Gerais reforça capacitação em prevenção de acidentes em escolas para servidores da rede estadual

Minas Gerais

25.09.2025

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), reforça a importância da realização do curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros e Proteção Ambiental, destinado a professores e servidores da rede estadual de ensino. São cinco mil vagas disponíveis, no formato de Educação a Distância (EaD), permitindo a participação de profissionais em todas as regiões do estado.

Os interessados em participar da terceira turma do curso devem se inscrever até o dia 12/10, por meio do link disponibilizado pela SEE/MG. O curso é ofertado por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da Secretaria. 

A capacitação tem como objetivo a implementação, consolidação e execução do conhecimento de prevenção contra acidentes e autoproteção aos professores e servidores da educação da rede estadual de ensino, em prol do fortalecimento da segurança nas escolas, por meio da disseminação da cultura prevencionista e de proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.

“Esse objetivo estratégico vai ao encontro com a necessidade da SEE/MG de fortalecer a segurança contra acidentes em toda comunidade escolar. A disseminação desses conteúdos visa preparar os professores e os servidores da educação para que saibam como atuar e como agir em situações de emergência”, afirma a coordenadora do projeto e representante do CBMMG na SEE/MG, major Andiara Ribeiro.

Estrutura do curso 

Com carga horária de 20 horas, o curso é dividido em três módulos que abordam noções básicas de primeiros socorros e proteção ambiental, prevenção contra incêndio e pânico, além de prevenção aquática e noções de proteção e defesa civil. O primeiro módulo estará disponível até dezembro deste ano.

Os conteúdos foram elaborados com a colaboração de militares do Corpo de Bombeiros, que contribuíram com sua experiência em prevenção de desastres e em operações de salvamento reconhecidas nacionalmente, como o resgate das vítimas de Brumadinho.

Para receber o certificado, o participante deve alcançar aproveitamento mínimo de 70% em todo o curso. A emissão do documento é feita pelo próprio cursista, diretamente na plataforma online, na unidade “Avaliação e Certificação”.