Educação de Santa Catarina fará formação para professores da rede estadual durante o recesso escolar

Santa Catarina

14.07.2023

A Secretaria de Estado de Educação (SED) vai promover, na próxima semana, uma série de formações online para os professores da rede estadual de ensino. Os cursos serão divididos em áreas de conhecimento, baseados no Currículo Base do Território Catarinense (CTBC). O recesso dos mais de 520 mil estudantes da rede estadual começa na segunda-feira, 17, e as aulas retornam no dia 31 de julho.

A abertura da formação terá a participação do Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e da Secretária Adjunta, Patrícia Lueders, que farão a acolhida dos servidores e passarão os encaminhamentos gerais. A programação conta ainda com uma palestra sobre organização e planejamento escolar, além de outros temas, e serão ministradas por servidores da Secretaria.

“A formação dos profissionais da educação é essencial para a qualidade de ensino nas escolas. Os temas foram escolhidos a partir do diagnóstico que realizamos durante visitas às escolas e por meio da escuta ativa dos profissionais”, explica Lueders.

O primeiro dia de formação também conta com uma palestra de Laine Valgas sobre a comunicação e resolução de conflitos no ambiente escolar. A formação está dividida por áreas, incluindo ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática. As mesas serão simultâneas e cada docente participa de acordo com suas áreas de atuação nas unidades escolares.

Além dos dois dias de formação, os gestores das escolas e professores terão um dia reservado para o diagnóstico e planejamento do processo de ensino - aprendizagem, de acordo com a realidade de cada unidade escolar.