Educação de Valores já atende 10 mil alunos de escolas estaduais

Goiás

30.11.2021

O Projeto Educação de Valores já beneficia cerca de 10 mil alunos de escolas estaduais em Goiás, matriculados em 138 unidades escolares de todas as regiões do Estado. Graças à parceria do Ministério Público de Goiás (MP-GO) com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), firmada este ano de 2021, que abriu as portas do projeto além do município de Rio Verde, no sudoeste goiano, onde ele foi idealizado pela promotora de Justiça Renata Dantas.

“Iniciamos o Projeto Educação de Valores em 2018, passamos a atender quase 3 mil estudantes e, agora, estamos universalizando as ações junto à rede estadual de ensino em Goiás”, destaca a promotora. O projeto tem foco em temas que desenvolvem a ‘Igualdade, cidadania e ética’ e é dirigido para estudantes de 10 a 12 anos de idade, que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental.

Ela afirma que as atividades têm transformado as escolas em ambientes de construção das atitudes cidadãs e éticas: “Temos escola onde os alunos elaboraram um ‘código de condutas éticas’ próprias, que servem de modelo de convivência e respeito entre eles”, lembra.

A promotora destaca também os projetos ‘A Venda da Honestidade’, ‘O Cantinho da Solidariedade’ e o ‘Achados e Perdidos’, desenvolvidos pelos estudantes dentro das escolas, que incentivam a justiça e o sentimento de empatia. “É preciso trabalhar com exemplos práticos para que a vivência possa influenciar nas ações”, observa.

Como os alunos têm 10 anos acima, e já conseguem compreender o que são valores, segundo Renata, “eles sabem, por exemplo, que se alguém colar na prova e o professor ver, a nota será zero, e que uma outra consequência é de que ele não vai aprender o conteúdo, prejudicando a si mesmo”.

Atendimento

Para chegar às 138 escolas beneficiadas pela parceria entre o MP e a Seduc Goiás, a doutora Renata conta com a tecnologia para levar a informação. Com aulas gravadas, os conteúdos são vistos por links na internet e os vídeos também podem ser reproduzidos nas unidades escolares.

As aulas deste ano de 2021, que é o quarto ano do projeto, têm três temas: ‘Empatia, solidariedade e respeito’, ‘Ética’ e ‘Corrupção’. Cada aula apresenta um desafio para os estudantes, com a oportunidade de ajudar pelo menos três pessoas.

Segundo a promotora, ela recebe milhares de mensagens todo dia dos alunos que integram o Projeto Educação de Valores e, aos finais de semana, trabalha para responder a todos, por meio do WhatsApp.

Parceria

Participaram dos acordos de parceria entre o Ministério Público goiano e a Seduc Goiás, a própria doutora Renata, a secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, e a promotora de Justiça, Cristiane Marques, coordenadora da Área da Infância e Juventude do MP-GO.

Na ocasião, a professora Fátima afirmou que “o Educação de Valores é um projeto marcante para a educação em Goiás, pois ele desenvolve temas fundamentais para a vida”.