Educação de Minas Gerais disponibiliza materiais pedagógicos especiais com foco nas provas do Saeb 2023

Minas Gerais

04.10.2023

Com o objetivo de trabalhar as matrizes de referência e desenvolver as habilidades abordadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou, de forma online, cadernos especiais do Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (Mapa). Os materiais Mapa-Saeb são voltados para alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, público da prova nacional, que será realizada entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro. 

Os cadernos Mapa-Saeb são um complemento aos cadernos Mapa comuns, que são regularmente disponibilizados pela SEE/MG para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual mineira. Os materiais especiais foram formulados com base nas matrizes de referência curricular da prova, para trabalhar com os estudantes as habilidades que serão cobradas e avaliadas. 

Fazem parte desses materiais especiais conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e de Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para educandos do 3º ano do ensino médio. “É importante salientar que os cadernos Mapa-Saeb são um material extra aos demais cadernos Mapa, que também são importantes ferramentas de desenvolvimento de habilidades”, destaca o diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Weynner Lopes Rodrigues.

Para acessar os materiais Mapa-Saeb, clique aqui. 


Apoio e aprendizagem efetiva 

Além da parte didática, voltada para auxiliar os professores no ensino em sala de aula, os cadernos Mapa possuem como anexo uma seção de questões, formuladas para fixar conhecimentos e verificar o nível de absorção dos conteúdos pelos estudantes. A intenção é identificar nos estudantes, através do caderno de questões, as habilidades que precisam ser consolidadas, bem como desenvolver e aperfeiçoar sequências didáticas com a finalidade de sanar as dificuldades. 

“Essas sequências didáticas foram pensadas para alinhar o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) aos descritores que estão previstos para o Saeb. Esse é o grande diferencial deste caderno Mapa especial, que visa trabalhar essa dualidade e esse tangenciamento entre as habilidades que nós temos no CRMG e os descritores das matrizes de referência das avaliações de larga escala”, pontua o superintendente.