Educação divulga resultado final da seleção de estudantes para as ECITs e convoca para a matrícula presencial

Paraíba

08.01.2024

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), torna público o resultado final do processo seletivo interno para ingresso na 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs). Participaram do edital mais de 6 mil estudantes de todos os municípios paraibanos, representando um passo significativo na busca por uma educação de qualidade. Os interessados podem acessar o edital completo da seleção clicando aqui.

O processo seletivo interno, regido pelo edital para ingresso na 1ª série do Ensino Médio das ECITs, teve seu resultado final divulgado conforme o cronograma estabelecido. O documento oficial foi disponibilizado pela SEE-PB no dia 02 de janeiro. Com a divulgação do resultado preliminar, inicia-se agora o período de confirmação presencial das matrículas, que se estenderá desta quarta-feira (03) ao dia 26 de janeiro. 

“Esta fase é crucial para que os estudantes assegurem seu lugar no Ano Letivo de 2024 nas ECITs. As escolas estaduais estão preparadas para receber os alunos, oferecendo suporte técnico presencial durante todo o processo de matrícula. O resultado expressivo do processo seletivo reflete o comprometimento dos estudantes paraibanos com a busca por uma educação de qualidade, bem como o interesse por oportunidades educacionais integradas à formação profissional. A equipe da Secretaria de Estado da Educação está pronta para apoiar e acolher cada aluno nesse importante passo rumo ao futuro", afirma o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.

É fundamental que os estudantes que tiveram seus nomes listados no resultado final se dirijam às escolas onde efetuaram a pré-matrícula. A presença dos estudantes maiores e os pais/responsáveis pelos estudantes menores é necessária para finalizar o processo de matrícula de forma presencial, garantindo, assim, a efetivação de sua participação no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. 

Os documentos necessários para a confirmação presencial da matrícula são: cópia da certidão de nascimento/casamento; declaração de transferência, para estudantes de outras redes de ensino; histórico escolar, para estudantes de outras escolas estaduais e outras redes de ensino; cópia do comprovante de residência; cópia do cartão de vacinação atualizado; cópia do RG e CPF; cópia do cartão do Bolsa Família, para os estudantes que recebem o benefício social; e cópia dos laudos médicos, para estudantes com deficiência ou com restrições alimentares.

Esta etapa presencial é uma oportunidade para que os estudantes possam esclarecer dúvidas, obter informações adicionais e sentir-se parte integrante da comunidade educacional. Diante do número expressivo de participantes no processo seletivo, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba reafirma seu compromisso com a construção de uma educação pública de qualidade, promovendo o acesso dos estudantes às oportunidades oferecidas pelo Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.