Educação do Acre capacita professores para manuseio dos novos laboratórios de Ciências da Natureza e Matemática

Acre

22.12.2023

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promoveu durante a penúltima semana de dezembro uma formação pedagógica para professores do Vale do Juruá, mesorregião que fica mais ao norte do estado. Este esforço faz parte de uma ação para equipar as escolas estaduais com novos laboratórios de química, física, biologia e matemática, visando melhorar a qualidade do ensino nessas disciplinas essenciais.

No ano de 2023, o governo do Estado fez aquisição de 163 kits para esses laboratórios, representando um investimento substancial em educação. Todos esses kits são destinados especificamente para escolas de ensino médio da rede estadual. 

De acordo com o assessor responsável pela montagem e formação dos laboratórios, Rodrigo Gomes, esta é a primeira formação pedagógica para uso dos laboratórios. Durante 2023, foram feitas quatro capacitações técnicas, online e presenciais, junto à empresa fornecedora dos equipamentos. 

Essas ações alcançaram todos os professores de Ciências da Natureza e Matemática de ensino médio da rede estadual e são parte da implementação dos laboratórios. “Para 2024, nós prevemos o avanço dessas agendas formativas, assim como também a inserção das práticas laboratoriais e experimentos na rotina pedagógica dos professores”. avalia o assessor. 

"A professora de Física e Química, Lívia Souza, que atua no município de Rodrigues Alves, estava entre os educadores que participaram da formação. Para ela, a formação foi essencial para se familiarizar com os equipamentos e preparar os professores para o próximo ano. “Acredito que, a partir desses laboratórios, teremos, no futuro, melhores profissionais no mercado”, prevê.

Até dezembro, 109 desses novos kits já foram instalados em diversas escolas ao redor do Acre. O investimento total no projeto ultrapassa os 39 milhões, montante que sublinha a importância dada à educação e ao desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas entre os estudantes. 

Para a chefe da Divisão de Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, a implementação dos laboratórios na rede demonstra o compromisso do Estado com a educação científica e matemática dos estudantes acreanos e representa um passo importante na direção de uma educação de qualidade e moderna. 

“A instalação desses laboratórios e a formação continuada dos professores são fundamentais para assegurar que o investimento tenha um impacto positivo duradouro na educação acreana”, pondera Matos. 

Além da formação no Vale do Juruá, a SEE também organizou nas últimas semanas uma formação pedagógica para professores em Rio Branco, garantindo que o benefício alcance uma ampla gama de unidades educacionais no estado.