Educação do Acre promove curso de atualização para professores de Espanhol

Acre

19.02.2024

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Ensino de Línguas (Diel), está promovendo um curso de atualização para professores de Língua Espanhola. O curso, com duração de dois dias, iniciou na sexta-feira, 16, no auditório do Centro de Estudos de Línguas (CEL), em Rio Branco.

Com o ano letivo prestes a iniciar nas escolas do Estado, a formação visa contribuir diretamente para o trabalho dos professores em sala de aula, abordando novos temas já em vigor. Este investimento na capacitação docente beneficia diretamente o aluno.

O curso visa atualizar os professores em sala de aula, capacitando-os para oferecer aos alunos uma compreensão mais ampla e uma visão mais completa do idioma espanhol.

Estão participando do curso professores da rede estadual, tanto do ensino fundamental como médio, além de professores do CEL, inclusive aqueles do Núcleo de Ensino de Línguas (NEL) de Cruzeiro do Sul, coordenadores, estudantes concluintes da graduação em Espanhol da Universidade Federal do Acre (Ufac) e professores da rede privada de ensino, totalizando 55 inscritos.

Um destaque do curso foi a contribuição do assessor técnico do Departamento de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, José Muñoz, como palestrante. Anualmente, os assessores técnicos da Consejeria da Embaixada da Espanha visitam o Acre para trazer assuntos relevantes relacionados ao ensino da Língua Espanhola, com temas relacionados às tecnologias e métodos pedagógicos específicos ao trabalho do professor em sala de aula.

Segundo a assessora pedagógica da Divisão de Ensino de Línguas, Ghislaine Brito, a atualização é oferecida todos os anos, mas durante a pandemia ocorreu de forma online. Este ano, voltou a ser presencial, focando principalmente no cuidado didático-pedagógico dos professores.

O professor Marcos Dias, um dos participantes, destacou a importância da formação para um estado fronteiriço como o Acre, ressaltando a relevância de falar espanhol corretamente, sem misturá-lo com o português, devido ao grande mercado turístico e de intercâmbio com países da América do Sul.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes