Educação do Pará autoriza construção de creche no nordeste do estado

Pará

09.11.2023

No âmbito do Programa “Creches Por Todo o Pará”, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), assinou nesta quarta-feira (8), em Belém, Ordem de Serviço para construção de uma creche no município de Moju, na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense. Na última terça-feira (7), o Estado garantiu a construção de outra unidade do Programa no município de Quatipuru, também no nordeste.

“Estamos aqui para assinar o convênio para o início da construção de uma creche no município de Moju, por meio do Programa Creches Por Todo o Pará. O convênio assinado tem investimento de R$ 6,7 milhões na educação em Moju. Essa iniciativa do governo do Estado, em parceria com a prefeitura, promove a inclusão, a valorização da primeira infância e possibilita que as mães possam estar no mercado de trabalho, deixando suas crianças em um local seguro”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan, que autorizou a obra no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do secretário adjunto de Infraestrutura da Seduc, Arnaldo Dopazo; da prefeita de Moju, Nilma Lima, e do deputado estadual Iran Lima.

A prefeita Nilma Lima ressaltou a parceria entre os governos estadual e municipal visando à construção da unidade. “Eu acho que isso é fundamental, estar aqui no Palácio para assumir esse papel tão importante e esperado, que avança sempre no município do Moju, e com esse olhar que o governador Helder Barbalho tem por todo o Pará, incentivando e apoiando a educação. Fico muito feliz, junto com o povo do Moju, em receber mais um investimento grandioso como o Creches Por Todo o Pará”, disse a gestora.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, enfatizou a importância das creches para a educação das crianças. “A construção de mais uma creche, desta vez em Moju, marca o avanço do Governo do Pará na democratização do acesso à educação desde a primeira infância, momento fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças. Estamos investindo fortemente para garantir que as famílias também tenham maior suporte nessa etapa. A educação é o caminho. Precisamos que nossas crianças estejam na escola. Esse é um dia muito importante para o município e o povo de Moju”, afirmou Rossieli Soares.

Impacto social - O “Creches Por Todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas unidades.

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

A primeira creche do Programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, e atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc