Educação do Pará conclui curso voltado para técnicos pedagógicos da rede estadual

Pará

30.06.2023

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), concluiu, na última quinta-feira (29), no Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém, o curso ''Formação de Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAP)'', voltado para tutores pedagógicos das Diretorias Regionais de Ensino do interior. Na semana passada, o encontro formativo reuniu profissionais que atuam na rede estadual da região metropolitana de Belém.

O processo formativo foi realizado com a proposta de instruir técnicos para realizar rotinas de acompanhamento pedagógico-administrativo em escolas da rede estadual. A intenção é mobilizar, apoiar e orientar as unidades em relação a práticas capazes de promover a recomposição de aprendizagem dos estudantes.

Coordenadora da formação, a assessora pedagógica Beatriz Morrone, da Saeb, finalizou os trabalhos destacando a importância do encontro para a interação entre a Seduc e a comunidade escolar, visando a melhoria na qualidade de ensino. ''Esses três dias de encontro tiveram o objetivo de reunir as equipes que estarão fazendo visitas periódicas, regulares, rotineiras com método nas escolas, para apoiar a docência das escolares, fazendo esse trabalho e promovendo essa parceria que a gente precisa com as unidades, para garantia dos direitos de aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou ela.

O técnico pedagógico da Diretoria Regional de Ensino Marabá 04, Orlando Moraes, enfatizou a importância do encontro para o processo de formação e melhoramento da didática em sala de aula. “A gente conseguiu, nesses três dias, extrair muito conhecimento. A gente tá precisando nesse momento fazer essa organização pra colocar mais energia naquilo que agente tá se predispondo a fazer, que é transformar a educação do estado do Pará. Esses conteúdos vieram contribuir para que a gente consiga visitar instrumentos, revisitar práticas, metodologias, essa nova postura que precisamos assumir como técnicos das unidades, que faz esse movimento no diálogo com a comunidade escolar, para que a gente consiga motivar essas escolas para esse novo tempo”, destacou ele.

Entusiasmada, a técnica pedagógica da Diretoria Regional de Ensino Breves 13, Deuzirene Paes, parabenizou a secretaria pela iniciativa e falou sobre a importância do curso para a formação dos técnicos. “Primeiro, quero parabenizar a Seduc, em nome do nosso secretário, por esse momento que é de fundamental importância para execução do nosso trabalho, porque a formação nossa vai nos subsidiar, vai nos trazer um norte, uma referência de como temos que trabalhar nas nossas escolas, pra gente poder contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, que é o fundamental, e é por isso que nós estamos aqui, para contribuir com a educação do nosso estado.  Essa é a nossa missão!'', disse ela.

Este segundo momento do encontro começou na última terça-feira (27), e contou com a participação de técnicos de vários municípios do interior do Estado. Na primeira etapa, realizada nos dias 20 à 22 de junho, estiveram presentes os técnicos da Região Metropolitana de Belém. 

Material didático - O curso foi realizado com base no material didático do “Prepara”, que é composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e viabiliza a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.

Disponibilizado para as 898 escolas da rede estadual de ensino, cada disciplina terá dois volumes, sendo que o primeiro deve ser utilizado no período de maio a agosto, e o segundo volume, de agosto a outubro. Estão sendo entregues também exemplares impressos para os professores, com respostas e comentários que podem auxiliar no planejamento e na execução das atividades em sala de aula.

Ao longo de 2023, serão aplicadas avaliações e atividades de verificação da aprendizagem para informar às equipes gestora e docente das escolas e aos técnicos da regional e do nível central da Seduc como cada escola, turma e estudante está avançando no processo de ensino e aprendizagem. Com esses dados em mãos, professores e gestores escolares conseguem planejar aulas, atividades e intervenções com ainda mais intencionalidade e assertividade, garantindo o desenvolvimento de habilidades por todos os estudantes. As informações também permitem que as regionais e o nível central implementem ações de apoio mais alinhadas às necessidades reais das escolas.

 

Texto: Clayton Santos / Ascom Seduc