Educação do Pará conduz visita de técnicos do Unicef e da Unesco a escolas do Marajó

Pará

01.11.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu nesta terça-feira (31) representantes do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em escolas dos municípios de Soure e Salvaterra, no Arquipélago do Marajó.

Acompanhados pelo titular da Seduc, Rossieli Soares, a comitiva conheceu e mapeou as necessidades e os desafios na implementação de ações da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc. Também acompanhou a visita o conselheiro Cezar Colares, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA).

“Depois de um dia intenso, como o de ontem, de alinhamento com parceiros na Seduc, poder trazê-los até Soure e Salvaterra, no Marajó, é importantíssimo para que possam visualizar nossos desafios na prática, não só por meio de gráficos ou fotos. Estamos trabalhando em conjunto para não apenas desenvolver uma educação mais assertiva e de qualidade, mas principalmente uma que enxergue o meio ambiente com responsabilidade e empodere nossos estudantes com ferramentas para se desenvolver a partir dos recursos naturais disponíveis onde vivem. A Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima vem ao encontro desse objetivo”, ressaltou o secretário Rossieli Soares.

A programação no Arquipélago do Marajó dá continuidade à reunião com parceiros para potencializar a política de educação ambiental, promovida pela Seduc na segunda-feira (30). Acompanhados pelo secretário de Educação, os representantes da Unicef e da Unesco visitaram a Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos, em Salvaterra, e a Escola Municipal Tito Leão de Paula, em Soure.

Coexistência ambiental - Idealizada pela Seduc, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima promove a preservação e a coexistência ambiental por meio da educação, principal agente de transformação social. A iniciativa integra as ações do governo do Estado desenvolvidas para a proteção da Floresta Amazônica, que inclusive servirá de referência para o mundo em 2025 ao sediar a COP 30 (conferência mundial do clima). Com o Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, em 2024, o Estado amplia sua atuação e reforça a importância dos jovens e da educação na manutenção do meio ambiente.

Para fomentar o pensamento e a prática sustentáveis de forma contínua nas escolas do Pará desde o começo, a Seduc oferecerá o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória na rede estadual e, por adesão, pelas redes municipais. Um milhão e meio de estudantes da rede pública de ensino do Pará poderão ser beneficiados, sendo 550 mil obrigatórios na rede estadual e, por adesão das redes municipais, 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).

 

Texto: Marcelo Júnior / Ascom Seduc