Educação do Pará e Projeto TerPaz realizam Sarau Cultural Junino

Pará

27.06.2022

Alunos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) invadiram o palco do Teatro da Usina da Paz (UsiPaz) da Cabanagem, nesta sexta-feira (24).O sarau cultural do projeto “Que Nem Maré vai às UsiPaz”, estrelou no espaço e levou incentivo a literatura, arte, música e poesia às crianças e jovens que residem nos bairros atendidos pelo Territórios Pela Paz (TerPaz).   

A programação realizada no dia de São João, chamada de “Sextou Junino”, contou com declamação de poemas, apresentações de música, teatro de fantoches, quadrilha junina e apresentação das misses juninas. Estando presentes cerca de 100 alunos da comunidade.

“Nessas oficinas nós ministramos poesia, contação de histórias, fazemos a leitura de textos literários tanto textos da literatura amazônica, conto de autores de expressão nacional e até mesmo internacional. E a inserção desses alunos nesse universo literário, artístico, cultural, possibilitando assim um outro acesso”, explicou a professora Débora Ferreira.

As atividades consistem em oficinas de contação de histórias e interações lúdicas para crianças de 08 a 10 anos de idade das regiões atendidas pelo TerPaz. De acordo com a professora ministrante, Débora Ferreira, o objetivo é trabalhar a inserção desses jovens no mundo literário.

O aluno da escola Estadual Cristo Redentor, Flávio Henrique de Souza, de 11 anos, diz ter aprendido muitas coisas novas com o projeto. “Foi muito legal, aprendi várias coisas, histórias, lendas urbanas, aprendi a cantar, mas o que eu mais gosto no projeto é a parte que a gente lê e canta, tudo isso é uma inspiração pra mim e eu sinto que isso ajudou muito na minha educação”, contou entusiasmado.

Jovens na música - A tarde contou também com apresentações de alunos do projeto "Música Pela Paz” da Seduc. A iniciativa iniciou há mais de um ano e atua nos Territórios Pela Paz e nas UsiPaz, tendo a intenção de musicalizar jovens da periferia. A estudante do segundo ano do ensino médio na escola estadual Professor José Valente Ribeiro, Letícia Santos, de 16 anos, é uma das integrantes da banda “Cabanos”, juntamente com seus colegas através do projeto. A estudante se apresentou no sarau ao lado de seus amigos e afirmou ter muita esperança que a banda cresça.

“A gente aprende muita coisa, tem sido uma experiência ótima e eu pretendo continuar. É um projeto muito bonito que eu vejo que tira o jovem que poderia estar fazendo outra coisa ruim e coloca ele para aprender. Então na minha experiência como artista está sendo crucial pra tudo que eu já aprendi e que ainda vou aprender”, falou a estudante.

“Esse projeto é na verdade um meio de pegar essa juventude que gosta de música e já estuda música ou que quer estudar música, e dar uma oportunidade a eles de profissionalizar essa arte. A gente tá encaminhando esses jovens para se profissionalizar e participar de um mercado musical e poder viver de música também ou complementar a sua renda através dessa arte”, disse o professor Príamo Brandão, que é coordenado e responsável pela parte musical do evento.

Texto: Yasmin Saraphico c/ supervisão de Evaldo Júnior (Ascom/Seduc)

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc