Educação do Pará participa de encontro em defesa da infância e adolescência

Pará

24.11.2023

Na manhã desta sexta-feira (24), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participou da Sessão Especial “Diálogos da 1º Infância da Criança e do Adolescente Amazônida”, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O objetivo da sessão foi ampliar o diálogo da sobre a educação entre a sociedade civil para que se apresente, na Conferência das Partes (Cop-30), mecanismos de apoiamento e implementação de políticas públicas de educação de acordo com a realidade amazônica.

“O diálogo intersetorial, colaborativo e propositivo com os diferentes atores e segmentos sociais sobre os diversos desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes amazônidas é necessário para elaborar políticas públicas intersetoriais e eficazes que conversem com as múltiplas e singulares realidades de nossa região, respondendo aos desafios impostos em diferentes áreas, nas diferentes formas de viver e ser da 1ª infância, das crianças e das adolescências, diariamente vividas nas comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, rurais e urbanas, neste nosso território”, disse Carla Reis, coordenadora do Alfabetiza Pará, que na ocasião, representou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

A coordenadora ressaltou ainda que a Seduc já criou diversas políticas públicas de educação no Estado somente este ano. ''A Seduc segue investido em políticas públicas que garantam os direitos às aprendizagens das crianças e adolescentes, como Creches por todo Pará, Alfabetiza Pará e Educação Ambiental sendo projetos prioritários do Governo, compreendendo que garantir esses direitos são fundamentais também para os processos de construção humana e democrática de nosso território, na construção de novas e melhores realidades'', completou.

Presidida pelo presidente da Alepa, o deputado Chicão (MDB), a sessão reuniu autoridades e representantes da Região de Integração Guajará, que envolve os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides. 

A Comissão em Defesa da 1ª Infância, Criança e Adolescente, no comando da deputada estadual, Ana Cunha, organizou o encontro  para implantação e implementação de políticas públicas dentro da realidade amazônica.

“É um momento de pensarmos estrategicamente temas centrais para o debate da COP 30, e as crianças e adolescentes amazônidas precisam estar no centro desse debate, pois são elas que vão cuidar e levar nossa cultura e ambiente adiante em breve, então a proteção, o cuidado e o investimento nelas é de fundamental importância nesse diálogo com objetivo de articular esforços conjuntos para o enfrentamento dos desafios sociais da 1ª Infância, criança e adolescente na região Guajará", ressaltou a deputada estadual Ana Cunha.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc