Educação do Pará promove capacitação para profissionais da creche Prof. Orlando Bitar

Pará

12.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta quarta-feira (11), o período de formação dos servidores que vão atuar no Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém. A iniciativa busca garantir que os profissionais estejam aptos para lidar em diferentes situações do contexto escolar e conheçam mais sobre a rotina de trabalho deste novo espaço de aprendizagem.

A partir da próxima segunda-feira (16), o local vai iniciar as atividades para mais de 500 crianças com idades entre 2 a 5 anos e 11 meses, garantindo ensino em tempo integral de qualidade para potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social dos pequenos paraenses. Vale lembrar que esta é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará” e vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, deu as boas vindas aos novos profissionais e ressaltou a importância do Programa ‘Creches Por Todo o Pará’. “O nosso governador Helder Barbalho, com uma visão diferenciada, decidiu dar uma virada de chave na Educação Infantil e está colocando em prática o maior projeto de proteção à infância do Pará. Vocês serão as primeiras pessoas a ingressarem nesta ação, cuidando para que tudo dê certo, porque quando nós temos carinho, compromisso e amor pelo que a gente faz, nós conseguimos de fato fazer a diferença”, declarou.

A titular da Seduc disse, ainda, que o treinamento faz parte da programação para o início dos trabalhos pedagógicos da unidade escolar. “Na próxima segunda-feira (16), iniciaremos nossas atividades normais e, com certeza, será um processo de aprendizagem para todos nós. Porque aqui nós vamos ter além do ensinamento contínuo, uma usina de carinho e de esperança, porque onde há criança, tem amor, esperança e boa energia. Sem dúvidas, nada emana uma energia tão boa quanto uma criança”, complementou Elieth de Fátima Braga.

Parceria

Segundo a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, a formação disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai possibilitar que os profissionais da educação saibam como agir em situações de urgência e emergência, tenham noções de primeiros socorros e tudo isso com direito à certificação internacional. Em seguida, eles participaram de um curso sobre humanização e tratamento cuidado e respeito com cada criança.

Alessandra Amaral falou sobre os recursos na área da saúde bucal com os quais a creche irá ofertar - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

A dirigente ressaltou, ainda, que a Coordenação Estadual de Saúde Bucal vai trabalhar em parceria com a Seduc, realizando consultas odontológicas nas crianças matriculadas na creche, as quais também farão uso diário do escovódromo, como forma de prevenir o surgimento de doenças bucais. “A partir da próxima semana, vamos disponibilizar diversas ações de saúde aos pequeninos, sejam atendimentos com pediatras, odontólogos e enfermeiras. Portanto, será um mês intenso de muita atenção, cuidado e educação, aqui no CREI Prof. Orlando Bitar”, ressaltou. 

De acordo com a gestora do CREI Prof. Orlando Bitar, Vera Leal, “essa formação é muito importante, principalmente porque vamos lidar com crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade, com múltiplas características. Estamos recebendo treinamento com profissionais especializados em primeiros socorros e que nos orientam sobre a maneira correta para cuidar dos pequeninos. Portanto, a nossa expectativa é a melhor possível, porque quando a gente vai cuidar de criança, é preciso estar preparado, ter muito amor, habilidade, já que elas serão o nosso futuro”, enfatizou.

Diferenciais

Uma das características principais do CREI Prof. Orlando Bitar é a sua localização estratégica, situada na Av. Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade de ensino possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. 

Vera Leal é gestora da unidade e ressaltou a importância da formação - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

O local também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequenos paraenses ambientes confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito.

Além de oferecer o serviço essencial de educação à população, o CREI Prof. Orlando Bitar também será local para capacitação dos profissionais que vão atuar nas outras 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

Por Vinícius Leal (SEDUC)