Educação do Rio Grande do Norte abre Semana da Mulher e lança projeto de atenção à fibromialgia

Rio Grande do Norte

07.03.2024

Hoje, dia 7 de março, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer deu início às festividades alusivas à semana do Dia Internacional da Mulher com um evento de grande relevância para a saúde das servidoras e dos servidores. A pasta lançou o Projeto de Atenção à Fibromialgia (PROAF), uma iniciativa pioneira voltada para a conscientização e apoio às pessoas que vivem com essa condição médica crônica.

A fibromialgia é uma condição complexa e muitas vezes incompreendida, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. “O PROAF surge como resposta a essa necessidade, sendo um projeto piloto idealizado pela equipe gestora da SEEC com o intuito de oferecer suporte e acolhimento aos servidores afetados por essa condição”, explica Sandra Queiroz, professora e fisioterapeuta do Setor de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (QVST) da SEEC.

A secretária de Educação do RN, Socorro Batista, ressaltou a importância do projeto, destacando o compromisso renovado com o apoio e a atenção àqueles que enfrentam os desafios diários dessa condição. "A importância de ações como essa nos leva a refletir sobre a necessidade de cuidarmos de nós mesmos. Que tenhamos um ambiente de trabalho mais humanizado, cada um com mais sensibilidade em relação ao colega. Ele pode estar pedindo socorro, precisando de ajuda, e um gesto do colega pode ser de extrema importância", afirmou.

Com uma duração inicial de três meses, o PROAF poderá ser estendido por igual período, contando com uma equipe multidisciplinar do QVST da SEEC. Essa equipe proporcionará ações terapêuticas dentro da própria instituição, visando melhorar a qualidade de vida dos servidores que lidam com a fibromialgia.

"Este mês é de grandes reflexões. A fibromialgia compromete a qualidade de vida, especialmente das mulheres, que geralmente enfrentam uma jornada tripla", destacou Olga Aguiar, secretária das das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do RN, ressaltando a importância do projeto.

A cerimônia de lançamento do PROAF, realizada no Auditório Angélica Moura no órgão central da SEEC, contou com uma palestra sobre a fibromialgia, ministrada pela Dra. Larissa Souza, reumatologista com vasta experiência na área. Além disso, Sandra Queiroz, fisioterapeuta, apresentou detalhes do projeto, elucidando a logística das ações planejadas.

"É crucial a participação dos trabalhadores de uma instituição como a Secretaria de Educação, especialmente os professores, que têm a oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimentos sobre a fibromialgia com seus colegas e a sociedade. O desconhecimento sobre essa condição é um dos principais problemas, pois as pessoas que a têm enfrentam descrença e despreparo por parte da sociedade”, ponderou a médica reumatologista Larissa Souza durante sua palestra.

O lançamento do PROAF representa um marco importante no cuidado com a saúde dos servidores do Rio Grande do Norte, demonstrando o comprometimento das autoridades em oferecer suporte integral àqueles que enfrentam desafios relacionados à fibromialgia. Este projeto não só visa mitigar os sintomas da condição, mas também promover a compreensão e empatia em relação a essa realidade muitas vezes invisível, mas que afeta significativamente a vida de tantas pessoas.